Governador visita residência de jovem que representará o Acre em Harvard

Uma das minhas missões de vida é ajudar que a minha geração perceba que nascer no Acre jamais poderá ser obstáculo para alcançar o mundo

O governador Gladson Cameli visitou neste domingo, 31, a residência do jovem Jackson Viana. O acreano foi escolhido entre mais de 7 mil jovens líderes universitários para ser representante e um dos dez embaixadores da região norte que participarão do ‘Brazil Conference at Harvard & MIT’, no mês de abril. Viana acredita que essa conquista foi alcançada graças a seu trabalho com os jovens escritores do Acre.

Cameli afirmou que a visita se deu em função da importância da participação de um jovem acreano nesse tipo de evento. “Nós temos muitos motivos para nos orgulhar da nossa gente sempre. O povo acreano é trabalhador e tem resistido, como a própria história mostra, a muitas dificuldades. O Jackson é um belo exemplo. Sua trajetória de sucesso agora ganhará proporção internacional. E estou aqui para dizer a ele, que ele já é vitorioso. E que sua carreira de sucesso está apenas começando”.

O governador disse ainda que Jackson é uma inspiração para muitos jovens. “É uma honra ter pessoas tão talentosas e dedicadas ao estudo. Por isso, fiz questão de vir pessoalmente a casa deste jovem. Devemos continuar acreditando na educação. E nós iremos investir ainda mais nos talentos da nossa terra. Tenho certeza que com muito trabalho e dedicação dará tudo certo”, enfatizou.

Jackson Viana apesar da pouca idade é um veterano no mundo da literatura. Com apenas 14 anos de idade ele fundou a Academia Juvenil Acreana de Letras (Ajal). Em 2017, seus escritos ultrapassaram terras acreanas e o colocaram em 2º lugar a nível nacional do Prêmio Moutonnée de Poesia.

Em visita a jovem escritor, governador diz que Jackson é inspiração para muitos jovens. (Foto: Diego Gurgel/Secom)

“Estarei nessa Conferência participando das discussões a respeito do nosso país que terá, como costume, diversos palestrantes. Ainda que minha fé em Deus e nos meus objetivos sejam imensuráveis, não imaginava que estaria, tão cedo, participando de um programa nessa magnitude nos Estados Unidos, representando os jovens do meu estado, que tanto precisam de voz e oportunidades. Uma das minhas missões de vida é ajudar a minha geração a perceber que nascer no Acre jamais poderá ser obstáculo para alcançar o mundo”, escreveu o jovem em suas redes sociais.

Jackson ficou feliz com a visita do governador. “Fiquei muito feliz e surpreso com a visita do governador. Ele veio me dar os parabéns por estar representando o Acre nos próximos dias e desejar boa viagem. Além de afirmar o compromisso em criar programas para o fortalecimento do trabalho com os jovens escritores e superdotados do Acre. Não tenho o hábito de receber autoridades na minha casa o que, portanto, foi um momento inédito. Mas fiquei bastante esperançoso de que a literatura juvenil do acre possa ter novos mecanismos estatais para o seu desenvolvimento. Muito obrigada pela visita e carinho com minha família”, comentou o jovem.

Sobre a Conferência

A Brazil Conference é uma iniciativa da comunidade brasileira de estudantes em Boston para promover o encontro com líderes e representantes da diversidade brasileira. Tem como missão estabelecer um espaço plural para o debate e criação de ideias sobre o futuro do Brasil. Este ano vai ser sediada, em abril, nas Universidades Harvard e MIT, em Boston, Massachusetts.

Da escola pública para Harvard

Viana cursou todo o ensino básico nas escolas públicas do Acre e ainda criança começou a escrever contos e poesias. Desde pequeno gostava muito de ler e assistir séries e filmes de ficção na televisão. Aos oito anos, começou a escrever contos e poesias e aos 12 publicou o primeiro livro. Atualmente cursa Direito na Universidade Federal do Acre. Seus autores preferidos são Olavo Bilac e Augusto Anjos.

Núcleo de Atividades de Altas Habilidades da Secretaria de Educação

O Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação – NAAH/S faz parte da Coordenação do Ensino Especial da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esportes, e realiza esse trabalho há mais de 10 anos, com foco na identificação de alunos com características de superdotação nas escolas públicas, buscando a valorização e desenvolvimento desses talentos.

Jackson Viana foi identificado pelo NAAH/S com superdotação na área de Língua Portuguesa e Liderança, sendo um grande referencial entre os jovens talentosos. Atualmente mais de 100 alunos já foram identificados pelo NAAHS.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter