Governo avança na ampliação da assistência técnica rural em Cruzeiro do Sul

Com um grande enfoque no desenvolvimento do agronegócio no Acre, o governador Gladson Cameli definiu como prioridade a solução de problemas herdados no setor, como a insuficiência de assistência técnica rural aos programas de fomento.

Assim, por meio da Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa), o governo tem avançado na assistência técnica aos produtores rurais em todo Acre realizando diagnósticos e planos de trabalho. Em Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do estado, esse programa tem avançado bastante, principalmente na cadeia da fruticultura, onde 14 famílias já foram atendidas.

Em Cruzeiro do Sul, 14 famílias produtoras da cadeia da fruticultura já foram atendidas Foto: Cedida

A técnica agrícola Maria Gleiciane disse que, no Polo Agroflorestal de Cruzeiro do Sul, praticamente todas as famílias já foram atendidas. “Falta apenas um atendimento para se concluir o levantamento e o diagnóstico da situação destes projetos”.

Nas visitas dos representantes do escritório local, além do diagnóstico da cadeia da fruticultura, outras culturas também recebem assistência técnica dinamizando o trabalho e beneficiando ainda mais os produtores.

Aldair Pereira, agrônomo da Sepa, destaca que há muito trabalho em diversas frentes, mas que esse é um atendimento prioritário, principalmente para o benefício dos pequenos produtores da agricultura familiar.

“Há muita demanda de informações técnicas pelos produtores, não só da fruticultura, mas também sobre o plantio de pimenta e outras culturas, principalmente sobre técnicas de manejo de pragas e doenças, que podem ajudar muito para evitar perdas de produção”, relata o agrônomo.

Maria Gleiciane completa: “A situação encontrada até o momento indica que haverá muitos desafios a serem vencidos, mas há muita esperança do produtor rural para este novo momento que está vivendo o estado do Acre”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter