https://i0.wp.com/www.agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2016/03/DSCN0302.jpg?resize=1200%2C400&ssl=1
Produção

Governo avança na recuperação de máquinas agrícolas pertencentes ao Estado

Samuel Bryan
06.02.2019 15:46
Atualizado 07.02.2019 às 9:21

O governo do Estado divulgou nesta quarta-feira, 6, que já conseguiu localizar e recuperar 46 equipamentos públicos somente em janeiro, entre máquinas agrícolas e veículos. O resultado é fruto de uma ação coordenada pela Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa).

Já foram recuperados tratores, caminhonetes, carros, motos, quadriciclos, barcos, colheitadeiras, plantadeiras e outras máquinas agrícolas. Os equipamentos foram encontradas nos municípios de Assis Brasil, Brasileia, Bujari, Epitaciolândia, Porto Acre e Senador Guiomard.

Já foram recuperados 46 equipamentos entre tratores, caminhonetes, carros, motos, quadriciclos, barcos, colheitadeiras, plantadeiras e outras máquinas agrícolas. (Foto: Leônidas Badaró)

A retomada dos equipamentos agrícolas públicos que estejam sendo usados por pessoas particulares ou empresas privadas faz parte de uma determinação do governador Gladson Cameli em mostrar o respeito do governo pelo patrimônio público, resultando em Estado mais equilibrado e transparente nas cessões de uso.

O secretário de Produção e Agronegócio, Paulo Wadt, destaca que o esforço por encontrar as máquinas agrícolas ainda não foi encerrado.

“Há muitos equipamentos em diversos municípios que precisam ser recolhidos. Há equipamentos que estamos dependendo de informações de terceiros para saber onde estão. Nossas equipes da Sepa estão procurando as pessoas para quem os equipamentos foram cedidos, esclarecem a situação, explicam a ilegalidade de manter as máquinas consigo e a partir daí elas são recolhidos”, conta Paulo Wadt.

O secretário ainda explica que somente pessoas que se neguem a fazer a devolução é que sofrerão medidas mais duras pelo Estado, podendo resultar até em processo por peculato. Ainda assim, até agora todas as recuperações foram amigáveis.

Novo processo de cessão

Com a recuperação das máquinas, o governo se prepara para dar início ao processo de revisão e manutenção necessários a boa funcionalidade dos equipamentos.

Paulo Wadt informa que todos as máquinas agrícolas do Estado serão colocados a disposição dos produtores rurais do Acre que estejam interessados dessa vez por meio de edital, uma forma mais democrática para a cessão de uso.

“A secretaria está fazendo um novo procedimento para disponibilização dos equipamentos e eles serão direcionados a cada escritório da Sepa. Isso vai facilitar que os produtores de regiões mais distantes possam ter acesso ao equipamento indo ao escritório local de cada município ao invés de procurar a sede em Rio Branco”, conta.

Mais notícias