Saneamento integrado

Governo constrói módulos sanitários para famílias de baixa renda em Marechal Thaumaturgo

Um dos investimentos que complementam as ações de saneamento integrado em Marechal Thaumaturgo feitas pelo governo do Acre é a construção de módulos sanitários para as famílias de baixa renda. Os serviços são realizados pelo Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) e consistem na construção de banheiro com pia, tanque de lavar roupas, lavatório, pia de cozinha, instalações de reservatório domiciliar de água e poço absorvente.

Essas estruturas sanitárias estão relacionadas ao uso racional da água e à destinação adequada na rede de esgoto do domicílio beneficiado. “Uma garantia de mais qualidade de vida e melhores condições de saúde para 50 famílias que foram selecionadas pelas equipes técnicas, que identificaram em seus inquéritos sanitários as necessidades de suas residências”, destacou o diretor-presidente do Depasa, Moisés Diniz.

Módulos sanitários estão sendo construídos em Marechal Thaumaturgo (Foto: Cedida)

No bairro Mutirão, especificamente na casa de Frandson Barros, um dos beneficiários, está sendo construído um módulo sanitário. Ele fala sobre a satisfação por ser um dos contemplados. “Fiquei muito contente com este benefício, pois nunca teria condições de fazer essas estruturas aqui na minha residência para fazer as coisas de casa e cuidar da nossa higiene. Estou na expectativa pela conclusão dos serviços e de receber água tratada na torneira de casa”, disse Barros.

Saneamento Integrado

No Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser), a gestão de Tião Viana realiza outras obras em Marechal Thaumaturgo, como a construção de novas redes e água e esgoto, drenagem e pavimentação, aplicando os recursos de R$ 23 milhões oriundos de uma parceria com o Banco Mundial. Porto Walter, Santa Rosa e Jordão também são contempladas com obras de saneamento integrado, num investimento total, entre as quatros cidades, de R$ 100 milhões.

Estado investe na construção de módulos sanitários para famílias de baixa renda dos municípios de difícil acesso (Foto: Sérgio Vale/Secom)

No quesito da coleta e destinação de lixo, estão sendo destinados a essas cidades caminhões, contêineres e lixeiras de coleta seletiva para atender as demandas iniciais da parte urbana.