Governo contrata físico médico e garante radioterapia para pacientes com câncer

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), anunciou na manhã desta terça-feira, 14, a contratação de um físico médico. Com isso, em breve o Acre volta a oferecer radioterapia para pacientes em tratamento contra o câncer.  Desde 2015 que esse tipo de procedimento não estava sendo oferecido.

O físico médico Petrus Paulo Combas Silva, que possui qualificação em radioproteção pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), é especialista pela Associação Brasileira de Física Médica (ABFM) e membro do Radiation Metrology and Dosimetry do Princess Margaret Hospital, do Canadá.

Silva será o responsável pela remoção da fonte de cobalto e pela instalação de uma nova máquina para radioterapia, que chegou ao estado em novembro de 2018, mas estava parada pela falta do profissional. Com a contratação do físico médico, o antigo equipamento será retirado e os tratamentos serão retomados.

“Graças ao esforço do governador Gladson Cameli conseguimos esta contratação. Agora vamos iniciar a fase de remoção da fonte e em breve o tratamento de radioterapia será retomado. Com isso, esperamos não mais utilizar o TFD para esse tipo de tratamento”, informou o secretário de Saúde, Alysson Bestene.

Na manhã desta terça-feira, 14, o físico  se reuniu com o secretário Alysson Bestene para definir o cronograma de trabalho no Hospital do Câncer (Unacon). Também participaram da reunião diretor de Administração da Sesacre, Erisson Calixto, o diretor de Assistência, Wilson Dias, a gerente geral do Unacon, Aurea Freitas, a gerente administrativa, Nilcy Vilaço e o gerente de assistência, médico Melk Meenezes.

“A contratação desse profissional era uma demanda antiga dos pacientes e de seus familiares. Agora, com apoio do governador Gladson e o esforço da direção da Unacon, conseguimos contratar o físico médico que ficará conosco”, afirmou.