Governo cria comitê organizador da Conferência Estadual de Segurança Pública

Debates locais antecedem Conferência Nacional. Evento busca um novo olhar para a política de segurança pública

1_conferencia_nacional_de_segurana_publica_foto_sergio_vale_2.jpg

Secretária de Segurança Pública, Márcia Regina, apresentou as diretrizes da 1ª Conferência Estadual (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O Governo do Acre instituiu nesta terça-feira, 24, o Comitê Organizador Estadual (COE) da 1ª Conferência Estadual de Segurança Pública,  que será realizada de 6 a 10 de julho em Rio Branco. No auditório da Biblioteca Pública, os prefeitos Raimundo Angelim, Leila Galvão e Vagner Sales assinaram decretos convocando a etapa municipal da conferência em Rio Branco, Brasiléia e Cruzeiro do Sul, respectivamente. O comitê é responsável por traçar o planejamento da Conferência Estadual de Segurança Pública.

Os eventos precedem a Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg)  prevista para acontecer em Brasília entre 27 e 31 de agosto. Durante os quatro dias, serão debatidos temas como gestão democrática da segurança pública, financiamento do setor, valorização dos profissionais, combate ao crime e prevenção da violência. "Estamos aqui participando mais de um ato paradigmático que um simples lançamento de um conferência", disse Márcia Regina, secretária de Segurança Pública do Acre. 

1_conferencia_nacional_de_segurana_publica_foto_sergio_vale_5.jpg

Coordenador de logística e infraestrutura da 1ª Conseg ressaltou a importância da prevenção quando o tema é segurança pública (Foto: Sérgio Vale/Secom)

De acordo com os organizadores, a 1ª Conseg tem como principal objetivo dialogar com a sociedade e apontar os rumos para a criação de uma política nacional de segurança pública e foi convocada em dezembro do ano passado pelo Presidente Lula. "A conferência busca um novo olhar sobre a segurança pública. Busca um olhar preventivo pois o modelo adotado nos últimos quarenta anos não está dando certo", disse Antônio Gianichini, coordenador de logística e infra-estrutura da 1ª Conseg e representante do Ministério da Justiça que esteve presente na cerimônia de lançamento das conferências no Acre. O documento  extraído da conferência estadual irá apoiar o fortalecimento  do Sistema Único de Segurança.

No total, serão cerca de dois mil representantes com poder de voto para deliberar as propostas extraídas nos eventos regionais. As conferências estaduais e municipais escolherão 1,4 mil delegados. Os demais serão representantes do Poder Público. Melhores informações no portal da Conseg: www.conseg.gov.br.

O Governo do Estado e os três municípios vinculados ao Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) irão discutir e apresentar as propostas que serão levadas à Conseg, onde representantes do Acre terão voz e voto. "A discussão desse tema é de muita importância para nossos municípios", disse Raimundo Angelim, prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac). Estiveram presentes o Chefe do Gabinete Civil do Governo do Estado, Edson Manchini; o presidente do Tribunal de Justiça, Pedro Ranzi; o presidente da Assembleia Legislativa, Edvaldo Magalhães; o procurador geral do Ministério Público Estadual, Edmar Monteiro; oficiais da Polícia Militar e operadores do Direito.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter