Concurso Público

Governo define cronograma de convocações de aprovados em concurso da Polícia Civil e Militar

Impacto na folha será de R$ 2,2 milhões. Peritos de diversas áreas e médicos legistas serão empossados no mês de maio. Prazos e regras para convocação e contratação de concursados variam de acordo cada categoria.

O governador Gladson Cameli e a secretária de Gestão Administrativa, Maria Alice, definiram na manhã desta sexta-feira, 12, todo o cronograma de convocação e contratação dos 517 aprovados no concurso público da polícia civil e militar do Estado do Acre e a data para publicação dos decretos de nomeações de peritos em diversas áreas e médicos legistas.

A publicação do edital de convocação para concursados das polícias civil e militar acontece na próxima terça-feira, 16, no Diário Oficial. Os prazos e as regras para contratação variam de acordo cada categoria.

Para os aprovados no concurso da Polícia Militar, a entrega dos documentos e período de matrículas acontece entre os dias 13 e 24 de maio, no Centro Integrado de Ensino e Pesquisa (Cieps) que fica localizado na BR-364, km 02 Portal da Amazônia. A aula inaugural está prevista para o dia 31 de maio.

Para agente de Polícia Civil, auxiliar de necropsia, delegado e escrivão, a entrega de documentos e realização de matrículas ocorre entre os dias 20 e 31 de maio, na sede da Polícia Civil, localizada na Rua Antônio da Rocha Viana, na Vila Ivonete. A aula inaugural está prevista para o dia 28 de junho.

No caso de peritos de diversas áreas e peritos médicos, como os aprovados já passaram pela primeira fase de convocação, os decretos de nomeações dos 17 peritos acontece no próximo dia 16 de abril. O governador marcou a solenidade de posse dos novos peritos para o dia 10 de maio.

Com encargos, férias, prêmio e décimo terceiro, a SGA prevê um impacto financeiro de R$ 2,2 milhões na folha de pagamento. Os 17 peritos que serão empossados em maio representam um acréscimo de R$ 196 mil. O salário de cada perito será de R$ 11.533.

Os alunos soldados da Policia Militar após o início do curso de formação passam a receber salário de R$ 4.344. Agentes de Polícia Civil, auxiliar de necropsia e escrivão terão salários durante o curso de formação de R$ 2.500 (meia bolsa). Delegados receberão R$ 7.689 (meia bolsa).

“Foi possível antecipar essa convocação graças ao empenho da equipe administrativa e financeira do Estado através da secretária Maria Alice e Semirames Plácido e os técnicos de cada secretaria. O equilíbrio financeiro é fruto da reforma administrativa e do planejamento estratégico. Creio que demos passos importantes para melhorar os índices da Segurança Pública e na valorização do servidor público que são compromissos de governo” disse o governador Gladson Cameli.

“Melhorar os índices da Segurança Pública e na valorização do servidor público que são compromissos de governo” disse o governador Gladson Cameli. (Foto: Diego Gurgel/Secom)

A secretária de Gestão Administrativa, Maria Alice, lembrou que a efetivação dos novos servidores representa ganhos significativos para os quadros da segurança pública e o Estado. “É meta do governador investir na qualificação de profissionais efetivos, uns que lutam desde 2015 para serem efetivados, outros aprovados em 2017”, garantiu Maria Alice.

IMPACTO FINANCEIRO

Concurso efetivo Concurso Quantidade Valor Mensal
PMAC – Aluno soldado 2017 250     R$  1.358.775,48
SEPC – Peritos 2015 17  R$    196.458,18
SEPC – AADE 2017 250 R$    717.283,76
Total 517 R$ 2.272.517,42

*valores com encargos, férias, prêmio e décimo terceiro.

TABELAS SALARIAIS

CARGO Valor Mensal
Aluno Soldado* R$   4.344,22
Peritos** R$ 11.533,50
Agente de Polícia Civil (Meia bolsa)      R$   2.500,00
Auxiliar de necrópsia (Meia bolsa)      R$   2.500,00
Escrivão (Meia bolsa)      R$   2.500,00
Delegado (Meia bolsa)      R$   7.689,00

*durante o curso de formação
**salário inicial de carreira

Fonte: SGA/Acre