Governo determina recuperação emergencial de pontos críticos de ramais em todo o Acre

O governador Gladson Cameli determinou nesta terça-feira, 24, um levantamento emergencial de todos os ramais do estado para a identificação de pontos críticos – onde haja a dificuldade de passagem de veículos e pessoas – para recuperação emergencial já no início do verão amazônico.

Governo fará levantamento de pontos críticos e buscará parcerias com prefeituras e comunidade para recuperação (Foto: Arquivo Secom)

Também será dada prioridade a ramais que tenham escoação de produção, além de localidades com mais presença da agricultura familiar, ou comunidades com grande concentração de residentes.

O trabalho será realizado em conjunto pela Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa) e a Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra), além do Departamento de Estradas e Rodagens (Deracre), que tem consertado todas as máquinas pesadas do Estado recuperadas pela Sepa e que serão usadas nos ramais.

“Será um trabalho que também exigirá uma parceria com as prefeituras e a comunidade. Com pedidos de doações de insumos, para que o governo entre com as máquinas. Nesse momento não há como recuperar os ramais todos, mas apenas os trechos de mais difícil acesso”, explica o secretário de Produção e Agronegócio, Paulo Wadt.

A medida emergencial será realizado com recursos próprios das secretarias e vem para ajudar produtores e moradores rurais de todo o Acre enquanto o governo trabalha na liberação de R$ 94,6 milhões garantidos em 2017 por meio de emenda da bancada federal e destinados à recuperação dos ramais do Estado.

Neste primeiro momento, os escritórios da Sepa serão responsáveis por estabelecer os contatos com os prefeitos, verificando a disponibilidade de materiais, como piçarra, que possam ser doados para o Estado e utilizados no trabalho de recuperação, além do levantamento dos maiores pontos críticos. Todos os produtores e moradores da zona rural também podem procurar os escritórios da Sepa em cada município para ajudar na identificação desses pontos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter