Empreendedorismo

Governo do Acre oferta cursos para fortalecer o empreendedorismo

O governo do Acre por meio da Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo (Seet),  iniciou nesta segunda-feira, 10, a primeira etapa dos cursos planejados para fortalecer o empreendedorismo local. O objetivo da ação é alcançar ao todo 850 empreendedores em 16 município do estado, contribuindo para o processo de geração de trabalho e distribuição de renda, junto às comunidades pobres, promovendo justiça social com responsabilidade ambiental.

Durante o curso alunos têm oportunidade de aprender mais sobre empreendedorismo e associativismo Foto: Marcus Vicentti/Secom

O conteúdo aborda temas como associativismo,  atitudes e habilidades empreendedoras. Durante a capacitação os participantes terão a oportunidade de aprender mais sobre os temas Economia Solidária e sua importância na economia local, Empreendedorismo x empreendedor (conceito e perfil), As principais características empreendedoras de sucesso, Análise de mercado, conhecendo seu negócio, seus clientes e concorrentes, Marketing – Propaganda do meu negócio, Plano de Negócio e Fluxo de Caixa.

Após a conclusão da capacitação, os empreendedores terão a oportunidade de serem atendidos com consultoria prática, que irá ajudá-los a perceber toda a estrutura do negócio, identificar pontos fracos e fortes e ajudar a melhorar a eficiência dos processos.

Em Rio Branco a meta é alcançar os bairros Rosa Linda, Vila Acre, Cidade do Povo, Seis de Agosto, Belo Jardim, Baixada da Sobral, Tucumã e Comunidade Hélio Pimenta.

Mulheres Empreendedoras

Em Rio Branco, a primeira turma é formada por mulheres da Associação de Mulheres Empreendedoras do Acre. A presidente da entidade, professora Valéria de Holanda, explica que para ela o curso servirá para aprender a empreender. “Meu objetivo é aprimorar o atendimento e, consequentemente, melhorar as vendas”, disse a professora, que concilia a atividade pedagógica com a venda de perfumes.

A comerciante Michele Lopes é uma das participantes. “Hoje é o primeiro dia e estou gostando muito, eu não sabia que seria trabalho em equipe, todo mundo junto, em grupo. A união faz a força. Para o meu trabalho será muito bom, porque eu trabalho formando equipes na área de alimentação saudável. Eu sou líder, tenho várias pessoas abaixo de mim e aqui eu vou ter oportunidade de aprender ainda mais”, ressaltou Michele.

A vice-presidente da Associação de Mulheres Empreendedoras do Acre, Kátia Matos, com uma das participantes do curso, Michele Castro Foto: Marcus Vincetti/Secom

A secretária de Estado de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique, diz que o governo está cumprindo a meta de qualificar pessoas em todo o estado do Acre, até o final do ano. “Esse é o pontapé aqui na capital, onde estamos realizando esse curso inicialmente para 220 pessoas. Esperamos que esse conhecimento que as pessoas irão adquirir no decorrer do curso seja suficiente para que elas possam empreender em seus negócios, nos seus grupos, associações e cooperativas e terem maior sucesso nos seus empreendimentos”, enfatizou a secretária.

Após a conclusão do curso, que tem duração de 100 horas, os empreendedores contarão com o apoio da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo para consultoria e acompanhamento dos planos de negócio. Além de Rio Branco o curso será realizado nos municípios de Acrelândia, Assis Brasil, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Plácido de Castro, Porto Acre, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.