Saúde Itinerante

Governo do Acre realiza primeiro mutirão do Saúde Itinerante de 2019

A primeira ação do Programa Saúde Itinerante contemplou os municípios de Sena Madureira na comunidade Cazumbá-Iracema e Manoel Urbano. O mutirão foi realizado em abril, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ministério Santos e o Hospital João Câncio Fernandes, que cedeu médicos e dentistas.

Os dentistas que prestaram atendimento realizam extrações, obturações, restaurações e limpeza. (Fotos: cedidas)

Durante três dias de atendimentos foram realizados mais de 1.000 atendimentos nos dois municípios. Foram ofertados serviços médicos nas especialidades de ginecologia, pediatria, clínica geral e endocrinologia, além de fisioterapia, terapia ocupacional, neuropsicologia, farmacêutico, nutricionista, enfermeiro e técnicos de enfermagem.

Os cincos dentistas que prestaram atendimento realizam extrações, obturações, restaurações e limpeza. Além disso, foram distribuídos kits com escovas e cremes dentais para as crianças, principalmente as indígenas.

Mais de 1.000 pessoas foram atendidas nos dois municípios (Foto: Cedidas)

“O projeto contempla toda pessoa que precisa de atendimento médico. E, antes de ser realizado o Saúde Itinerante nós conversamos com a regulação do Estado para verificar quais as especialidades o município tem déficit, para que então possamos suprir as necessidades do local”, afirmou Wilson Afonso Júnior, diretor de assistência à saúde da Sesacre.

Garantir atendimento médico a população é prioridade do Governo do Estado do Acre. Para fortalecer isso, a Secretaria de Estado de Saúde oferta o Programa Saúde Itinerante que desenvolve uma modalidade de cuidado diferente, levando atendimento médico especializado às pessoas residentes em todos os municípios acreanos, até os de difícil acesso e em locais com insuficiência da oferta assistencial do município.