Governo do Estado assina convênio com entidades sociais neste sábado

Parceria se destina ao financiamento de veículos, aparelhamento das entidades e reestruturação física

laura.jpg

Secretária de Desenvolvimento para Segurança Social, Laura Okamura (Foto: Sérgio Vale/Secom)

reaja.jpg

A entidade Reaja, que trabalha com jovens, será uma das 30 atendidas com o convênio (Foto: Arquivo/Secom)

Promoção de ação de corresponsabilidade entre o poder público e organizações sociais é o objetivo de um convênio que será assinado neste sábado, às 9 horas, no Teatro Plácido de Castro entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento para Segurança Social, e 30 entidades que atuam na defesa dos direitos humanos e amparo de pessoas em condições de vulnerabilidade pessoal e risco social. A formalização do convênio contará com a presença do Governador Binho Marques, e viabiliza a destinação de recursos para o financiamento de veículos, compra de equipamentos e reforma e ampliação da estrutura física.

As entidades foram selecionadas após um minucioso trabalho de avaliação do público-alvo atendido e o foco das atividades em três pontos prioritários: atendimento a jovens e adultos dependentes de substâncias psicoativas; a crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violência intra-domiciliar e abuso sexual e idosos que perderam vínculos familiares e que vivem em situação de abandono. Com a ação pretende-se o fortalecimento de uma rede de proteção socioassistencial que busca ampliar o atendimento a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade nos municípios de Rio Branco, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul. A estimativa é que a ação beneficie uma população em torno de 103 mil pessoas.

A secretária de Desenvolvimento para Segurança Social, Laura Okamura, destaca a importância do trabalho desenvolvido por essas entidades para a construção de uma rede social especialmente por estarem próximas das comunidades. "É melhor que o Governo dê condições para que estas organizações consigam desempenhar seus papeis junto às comunidades, até pela aproximação e pela confiança que recebem. Isso garante o sucesso do serviço".  

A partir de 2010, o Governo do Estado inicia processo de capacitação em Gestão Administrativa, Contábil e Jurídica de organizações não governamentais e gestores públicos com a meta de qualificação da oferta de serviços socioassistenciais de proteção social básica e especial. Foram cadastradas 180 entidades em todo o Estado. A meta é envolver todas as entidades dos 22 municípios que prestam serviços às famílias em condição de vulnerabilidade social e risco.

{xtypo_rounded2}Entidades que assinarão convênio com o Governo do Estado neste sábado:

CDDHEP – Centro de Defesa dos Direitos Humanos e Educação Popular
JOCUM – Jovens com Uma Missão – CASA RESGATE
LAR VICENTINO
PROJETO VIDA NOVA – FUNDAÇÃO BETEL
DESAFIO JOVEM PENIEL
APADEQ – FEMININA
CADES – Central de Articulação das Entidades da Saúde
Pastoral Carcerária – RBR
Liga de Kung Fú
Casa Terapêutica Caminho de Luz
Centro de Recuperação Ebenézer
Casa de Apoio ao Seringueiro – CASS
Associação de Moradores do Bairro Santa Inês
Pastoral Carcerária CZS
CEANON – Centro Educativo Adilis Nogueira Maciel
Obra Missão Família  "Irmã Demétria"
JOCUM – Jovens com Uma Missão – LAR ESTER
Paróquia Nossa Senhora da Conceição
Projeto Arco Iris – Diocese de Rio Branco
REAJA
REDE ACREANA
MORHAN RIO BRANCO
LAR VICENTINO – CRUZEIRO DO SUL
DIOCESE DE CRUZEIRO DO SUL.{/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter