Cavalgada

Governo do Estado e Ministério Público definem regras para a realização da Cavalgada

A tradicional Cavalgada da Expoacre 2019 já tem regras definidas. A secretária de Empreendedorismo e Turismo do Estado do Acre Eliane Sinhasique e a promotora do Ministério Público Alessandra Marques definiram os detalhes em reunião realizada nesta quinta-feira, 25.

De acordo com as recomendações do Ministério Público todos os animais, cavaleiros e amazonas irão à frente, em uma única ala na abertura da Cavalgada. De forma a evitar acidentes entre os animas e também com os seres humanos, explica a secretária.

A secretária de Empreendedorismo e Turismo do Estado do Acre Eliane Sinhasique e a promotora do Ministério Público Alessandra Marques definiram os detalhes em reunião realizada nesta quinta-feira, 25. (Foto: cedida)

Os animais serão acompanhados por dois veterinários da Secretaria de Produção e Agropecuária (Sepa). Além disso, os animais deverão estar inscritos em qualquer unidade do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf).

Ao fazer a inscrição, o proprietário do animal deve apresentar a comprovação dos exames de mormo, anemia infecciosa e vacina de gripe equina. Mormo é uma doença que tem como característica rinite e grande secreção de muco nos animais. Estes exames estão previstos em normas federais como garantia da saúde do animal. Durante a inscrição será emitida também a guia de transporte animal.

“Os exames são uma forma de garantir que os animais não causem problemas à saúde dos participantes”, explica Sinhasique.

O Ministério Público também recomendou que o Batalhão Ambiental ajude na movimentação e organização para que tudo transcorra da melhor forma possível. Outra novidade é a diminuição do percurso para os animais. Que será desfeito na rotatória que entra para a Arena da Floresta.

O credenciamento para inscrição dos animais será do dia 4 de junho ao dia 26 de julho, e a novidade é a inscrição pode ser feita, gratuitamente, em qualquer unidade do Idaf em Rio Branco e no interior do estado.

A grande festa do agronegócio começa no dia 27 de julho e se estende ao dia 4 de agosto de 2019, no Parque de Exposições Wildy Viana.