Realização

Governo do Estado e Universidade de Brasília realizam formatura em pedagogia pelo sistema Uab

O Governo do Estado do Acre, a Universidade de Brasília (UnB) e o Sistema Universidade Aberta do Brasil (Uab) realizaram formaturas nos municípios de Acrelândia, Brasileia e Xapuri. As cerimônias ocorreram nos pólos da Uab, na sexta-feira, 24, no período da tarde em Acrelândia, e à noite em Brasileia. Na tarde de sábado, 25, foi realizada em Xapuri, totalizando 26 novas profissionais formadas em Pedagogia, nos três municípios.

Participaram das solenidades o professor doutor Paulo Bareicha, representante da Unb, o prof. Márcio Mourão, representando o Secretário de Educação, a professora Lídia Cavalcante, chefe do Departamento de Formação Educacional da Secretaria de Estado de Educação, coordenadoras dos pólos e autoridades locais.

O sistema Uab é um programa do Ministério da Educação, criado em 2005. Busca a ampliação e interiorização das ofertas aos cursos de graduação e pós-graduação, na modalidade de Educação a Distância (EAD) e tem como objetivo a redução da desigualdade na oferta de ensino superior, além do desenvolvimento de um abrangente sistema nacional de educação superior à distância.

“A Secretaria de Educação vai continuar mantendo as parcerias, principalmente com a Uab, Unb, Universidade Federal Fluminense e com a Ufac, com a qual teremos também uma grande formatura em Feijó e Tarauacá. Estamos oferecendo o Pré-Enen em parceria com a Ufac e a nossa intenção é chegar mais perto do nossos alunos, mais perto da comunidade, principalmente de quem não tem condições de pagar um Pré-Enem, uma faculdade”, esclareceu o prof. Márcio Mourão, representando o secretário de educação Mauro Cruz.

Formatura do Curso de Pedagogia em Acrelândia (Foto: Clícia Araújo/Ascom See)

A parceria entre as instituições resultou na formação das novas licenciadas, pela modalidade educação a distância, via sistema Universidade Aberta do Brasil (Uab), que poderão atender de uma forma mais significativa o sistema de ensino no interior do Acre.

“Há vinte anos a Unb foi contemplada com a cátedra da Unesco. Isso é uma honraria por ter realizado dois cursos à distância, mandando fitas VHS e correspondência com os alunos por carta, não existia e-mail e nem celular, e nós conseguimos formar quinhentos estudantes e quando chegou a essa meta a Unesco reconheceu o valor da iniciativa da tecnologia dos professores e dos estudantes e esses alunos eram do Acre”, mencionou o prof. Dr. Paulo Bareicha, representante da Unb.

Formandas de Brasileia (Foto: Clícia Araújo/ Ascom See)

“Estou muito grata e feliz porque Deus me escolheu para ser uma educadora, e assim estou aqui para exercer essa função que acho tão importante que é levar um verdadeiro saber, instruir as crianças e os jovens e para isso eu busquei me preparar durante esses cinco anos e quero exercer com qualidade o ensino que aprendi. A Unb me proporcionou o conhecimento que eu jamais imaginei obter. Passei no processo seletivo da Secretaria de Educação e já estou trabalhando há dois meses, graças a minha formação”, concluiu a formanda Seleny Alcântara, de Acrelândia.

O curso de Licenciatura em Pedagogia à distância da UnB tem por princípio a formação de profissionais que possuam diversas habilidades e competências na área de pedagogia incluindo os aspectos políticos e éticos pertinentes à profissão de professor no Brasil.

A formanda Claudete Rodrigues, de Xapuri, destacou as dificuldades e a alegria que o curso lhe proporcionou “Foi muito difícil vencer as dificuldades, mas estamos felizes com a conquista e realização de um sonho, mas lamentamos por muitas colegas não conseguiram e ficaram para trás. Só tenho a agradecer a Unb”.

Formatura da turma de Xapuri (Foto: Clícia Araújo/ Ascom See)

“A nossa turma está realizando um grande sonho após essa trajetória de 5 anos. Estamos celebrando a nossa vitória com a nossa formação em pedagogia pela Unb, uma caminhada cheia de dificuldades , de desafios, mas a nossa vontade de vencer foi bem maior e nós superamos tudo”, falou a formanda Kelem Guedes, de Brasileia