Governo do Estado elabora folha suplementar para pagamento de reajustes

Diferenças salariais dos servidores serão pagas até o dia 7 de agosto

servidor.jpg

Servidores terão reajuste salarial pago até o dia 07 de agosto (Foto: Arquivo Secom)

Para que o Governo do Estado possa honrar o compromisso de pagar os servidores de forma correta como acontece desde 99, a Secretaria de Gestão Administrativa (SGA) elabora folha suplementar para o pagamento do reajuste salarial decorrente dos acordos firmados com sindicatos até o dia 7 de agosto. Uma nota técnica foi emitida pela SGA na tarde desta quinta-feira, 23, esclarecendo os motivos da prorrogação do prazo para o pagamento das conquistas salariais dos trabalhadores que deveria ser efetuado até o dia 30 de julho.

São três os motivos, todos de ordem técnica, que ocasionaram o atraso na compensação dos reajustes dos servidores. O primeiro deve-se ao fato de que os acordos com sindicatos e a aprovação das leis que autorizaram o reajuste terem ocorrido durante o processamento da folha regular do mês de julho. "Nada pode alterar este processo de elaboração da folha de pagamento dos servidores, que é nossa prioridade", explica Nuria Merched de Oliveira Guerreiro, Secretária Adjunta de Pessoas do Governo.

Outro fator importante é o processo de mudança do sistema de folhas para o Sistema de Gestão de Recursos Humanos, mais completo e ágil na formatação das informações referentes ao servidor. Para se ter uma ideia, hoje com o sistema de folhas é possível acessar basicamente dados sobre o salário do trabalhador. A partir do SGRH todos os detalhes a respeito da vida funcional do servidor estarão disponíveis em sistema informatizado. Beneficia o Estado que poderá ampliar a visão sobre cada servidor tendo em mãos um instrumento capaz que consolidar estatísticas com mais rapidez e assim elaborar políticas públicas definidas para o setor e facilita também a vida dos servidores ao ter mais agilidade na requisição de benefícios. "Estamos no processo de migração de um sistema para outro. Alguns dados estão informatizados, outros não", diz Núria Guerreiro acrescentando que o processamento dessas informações leva tempo. A previsão é de que até 2010 esteja concluído.

O elevado número de mudanças decorrentes das leis aprovadas influenciou ainda na necessidade de elaboração da folha suplementar. "O Governo do Estado precisa de somente mais sete dias para concluir este trabalho. O número de servidores e secretarias beneficiados com o reajuste é grande, por isso temos que ter cautela na preparação desta folha", finaliza.

Os reajsutes salariais oscilaram entre 7 a 30%, e nenhum ficou abaixo da inflação. Doram contemplados nesse primeiro semestre, os servidores da Saúde, Educação, Segurança, assim como todos os servidores da Administração Direta dos Grupos I, II e Nível Médio.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter