Governo do Estado empossa 76 novos delegados, peritos e escrivães da Polícia Civil

Após passar em concurso público e estudar por dois anos no Ciesp, profissionais estão prontos para dar mais qualidade à polícia judiciária com promoção da cidadania

dsc_0162.jpg

Governador em exercício, César Messias, na posse dos novos agentes (Foto: Angela Peres/Secom)

dsc_0113.jpg

Primeiros colocados em cada categoria receberam os termos de posse em nome dos demais aprovados (Foto: Angela Peres/Secom)

dsc_0101.jpg

Autoridades de segurança do estado participaram da cerimônia (Foto: Angela Peres/Secom)

dsc_0098.jpg

Foram empossados 76 novos agentes para atuarem na Polícia Civil (Foto: Angela Peres/Secom)

O Governo do Acre empossou na quinta-feira, 25 novos delegados, 10 peritos e 41 escrivães para a Polícia Civil. Do total de 76 empossados, seis delegados, 12 escrivães e três peritos irão trabalhar em Cruzeiro do Sul, reforçando substancialmente o trabalho da polícia judiciária no Vale do Juruá. A cerimônia foi realizada no auditório da Secretaria de Estado da Educação e contou com as presenças do presidente da Assembleia Legislativa, Edvaldo Magalhães; do presidente do Tribunal de Justiça, Pedro Ranzi; do prefeito em exercício de Rio Branco, Eduardo Farias; dos deputados Walter Prado, Thaumaturgo Lima e Luiz Tchê; operadores do direito, policiais, secretários de Estado, lideranças políticas, classistas e comunitárias, além de familiares dos empossados.

"Hoje é um dia feliz para o Acre. Tenho certeza que vocês vão corresponder à expectativa da sociedade", disse o governador em exercício, César Messias, que assinou os termos de posse. Receberam o documento os primeiros colocados no concurso de cada categoria. José Vagno Moura foi o melhor no teste para delegado; Tiago Silva, que é engenheiro florestal, obteve a melhor classificação para perito e Marcia Marciel, escrivã. "Para se chegar à beleza da rosa temos de passar pelos espinhos", observou Julvan Rezende, delegado empossado que representou os colegas. Rezende refere-se aos desafios que a carreira impõe e ao despojo que a vida policial exige no ato de servir à sociedade cumprindo e fazendo cumprir a ordem e a lei.

O presidente do TJ elogiou a postura do Governo do Estado em relação ao trabalho do Poder Judiciário, o que favorece a elaboração das peças jurídicas: "quero ressaltar que o governo não tem faltado com o Poder Judiciário para que sejam cumpridas as obrigações", disse Pedro Ranzi, reforçando que o processo de integração institucional deve ser mantido e fortalecido. "Temos de manter este diálogo que sempre tivemos", afirmou.

"Nosso povo certamente os receberá de braços abertos", afirmou Edvaldo Magalhães ao dar as boas-vindas aos profissionais da segurança pública. Em dezembro, segundo prevê a Secretaria de Estado da Polícia Civil, outro grupo de aprovados em concurso serão integrados ao órgão. "O governador Binho Marques pensou à frente de seu tempo ao implantar um modelo de segurança único no País", disse Emylson Farias, secretário de Estado da Polícia Civil. Para ele, o sistema adotado pelo governo, aliado ao reforço no quadro de pessoal, traz maior especialização ao trabalho investigativo e de enfrentamento à criminalidade. "O inquérito está mais modernizado e a perícia cada vez mais científica", completou.

Segurança com cidadania – O foco das políticas, lembrou a secretária de Segurança Pública, Márcia Regina, é a promoção humana com ênfase na juventude, alvo da violência. "O passo que vocês estão dando irá consolidar o modelo de autonomia da Polícia Civil que é inédito no Brasil. Temos muitos desafios e adotamos o policiamento orientado para a solução de problemas, envolvendo vários órgãos e com foco na juventude", disse Regina, ressaltando que o modelo acreano potencializa a integração institucional.

Até serem empossados, os novos delegados, peritos e escrivães superaram várias etapas. O curso de formação durou dois anos e foi realizado no Centro Integrado de Estudos e Pesquisas em Segurança Pública (Ciesp), cada vez mais especializado nessa área. O sistema de segurança vem recebendo  grandes e importantes reforços. Recentemente, o Governo do Estado entregou 146 viaturas, entre carros, motos, quadriciclos, traillers, bicicletas para as polícias Civil e Militar. A chegada do helicóptero Esquilo Comandante João Donato fortalece o sistema de defesa social, em que se incluem também o atendimento em saúde e segurança pública.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter