Desde que foi inaugurado no ano passado, o Hospital Regional de Brasileia Wildy Viana enfrentava diversos tipos de problemas, entre eles o mau funcionamento da autoclave, fato que prejudicava o trabalho dos profissionais, já que a esterilização dos materiais não poderia ser feita.

Agora, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), forneceu àquela unidade um autoclave zerado, em perfeitas condições de uso e que irá permitir realizar diversos procedimentos, inclusive cirúrgicos, que estavam paralisados.

Nova autoclave irá substituir antiga, que estava com defeito.
(Foto: Cedida)

De acordo com o diretor do Hospital, Rodrigo Prada, foi uma determinação do secretário Alysson Bestene (Sesacre) o fornecimento da autoclave. “A gente estava aqui com uma autoclave velha, cheia de problema, o pessoal veio três vezes e não consertou, chegou peça de Rio Branco e não deu jeito, mas agora estamos com essa autoclave zerada”, informou.

Uma série de medidas por parte do governo, em parceria com a direção do hospital, está sendo tomada para melhorar o atendimento à população do Alto Acre, sejam elas do ponto de vista administrativo, desburocratizando e agilizando o atendimento, seja adquirindo materiais e equipamentos.

Outro exemplo de mau uso de equipamentos era um aparelho de raio X odontológico que estava jogado em um caixa, desde o ano passado, no antigo Hospital Raimundo Chaar, sem qualquer utilização e que agora será utilizado no futuro Centro Especializado Odontológico (CEO), cujo projeto já foi apresentado à Sesacre.

O autoclave é um aparelho utilizado para esterilizar instrumentos cirúrgicos, odontológicos e outros materiais, através do calor úmido, sob pressão e temperatura controladas. Para ocorrer a esterilização é preciso atingir a pressão entre 1 e 1,8 atm e temperatura variando entre 121 a 132ºC.