Atividades acontecem neste domingo e segunda-feira em aldeias no Juruá

Neste domingo, 19 de abril, quando se comemora o Dia do Índio, o Governo do Estado entrega na Terra Indígena Campinas-Katukina, em Cruzeiro do Sul, a escola Yositi Shovo Tãmãkãyã, que na língua Katukina significa "casa de ensinar e aprender". A unidade padrão possui 5 salas para atender 66 alunos das aldeias da região, tanto no ensino de 5ª à 8ª série, como também Ensino Médio. A solenidade acontece às 10 horas, com a presença do assessor dos Povos Indígenas, Francisco Pianko.

O Governador do Estado investe na construção e ampliação da rede educacional indígena no Acre. A Secretaria Estadual de Educação possui uma Coordenação de Educação Escolar Indígena que promove desde a formação dos professores, à produção do material didático e acompanhamento das construções de novas unidades.

A Escola Katukina é a terceira no Estado a oferecer o Ensino Médio. As disciplinas serão lecionadas por professores contratados pela SEE e que passaram por um treinamento para atuarem na área. O Governo também investe para formação de professores indígenas. Em 2008 e 2009 ingressaram no Curso de Licenciatura de Professores Indígenas, oferecido pelo Campus da UFAC de Cruzeiro do Sul, 53 índios, sendo 42 professores que atuam nas escolas indígenas de todas as TI do Estado.

Na nova escola Katukina, os alunos também terão acesso à disciplina da língua indígena. Um consultor com formação na área virá de Maceió para trabalhar esse estudo com a comunidade. "O objetivo é fomentar discussões como a escrita na língua indígena, e que eles possam produzir livros e materiais didáticos na própria língua, e também traduzir livros da literatura brasileira", comenta a coordenadora estadual de Educação Escolar Indígena, Socorro Oliveira.

Governador anuncia investimentos

Já na segunda-feira, 20, o Governador Binho Marques participa de um grande evento na Terra Indígena Poyanawa, em Mâncio Lima, onde irá se reunir com gestores e lideranças de várias organizações indígenas.

Marques vai anunciar os investimentos para as comunidades indígenas do Acre para o biênio 2009/2010 nas áreas de: gestão territorial e ambiental nas terras indígenas (elaboração e implementação dos planos de gestão territorial e ambiental), educação escolar, cultura, produção, saúde, entre outros setores.