Governo do Estado investe na produção de hortaliças em Cruzeiro do Sul

Governador Binho Marques conheceu local do cultivo que garante renda a produtores da região

hortalicas-foto_angela_peres.jpg
hortalicas-foto_angela_peres_3.jpg

Governador Binho Marques conheceu o cultivo da comunidade (Fotos: Angela Peres/Secom)

O Governo do Estado, através da Secretaria de Extensão Agroflorestal e de Produção Familiar, desenvolve o projeto de fomento das atividades de horticultura em Cruzeiro do Sul. Iniciado com os produtores da Vila Assis Brasil, iniciativa será entendida as famílias de horticultores do Igarapé Preto.

Fernando Freitas, morador da Vila Assis Brasil, apresentou ao governador Binho Marques os resultados já atingidos com a casa de vegetação. “Na semana passada eu colhi 100 quilos de tomate”, conta. Assim como ele, os outros 16 produtores do Ramal do Macaxeiral que formam a Associação dos Horticultores estão investindo na produção de tomates, pimentões, alface, coentro, entre outros.

A Associação conta com o apoio do Governo do Estado para a assistência técnica e distribuição de sementes. Em doze das propriedades já foram instaladas as casas de vegetação de 25 metros de plástico de polietileno. Outro projeto já foi aprovado para ampliação das áreas protegidas para produção de hortaliças. Os recursos do Pró-Florestania serão destinados às 26 famílias do Igarapé Preto para construção de uma casa de vegetação de 50×6 metros e para compra de um micro-trator.

De acordo com o gerente da Seaprof em Cruzeiro do Sul, Valdemir Neto, durante o período de inverno a produção de hortaliças diminui em razão da grande quantidade de água nos solos, com as áreas protegidas o plantio pode ser feito o ano todo. “As casas de vegetação permitem trabalhar também durante o inverno. O objetivo é fazer com que a produção seja constante e garanta o abastecimento local”, destaca ele.

Binho ressaltou que a comunidade da Vila Assis Brasil é um exemplo a ser seguido em razão da organização dos moradores em busca da autonomia financeira. Atualmente são desenvolvidos em parceria com o Governo do Estado, três projetos de fomento à agricultura familiar. Todos os casos resultaram no aumento da produção, e assim da renda dessas famílias. “As milhares de pequenas obras estão sendo feitas, e assim estamos conseguindo colocar em prática o empoderamento das comunidades”, disse o governador.

hortalicas-foto_angela_peres_4.jpg

São 16 produtores do Ramal do Macaxeiral que investem na produção de leguminosas e vegetais (Foto: Angela Peres/Secom)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter