Governo do Estado promove capacitação em mecanização agrícola

Curso abordou temas sobre o plantio direto no Acre e o passo-a-passo para o preparo do solo

mecanizacao______7.jpg
mecanizacao______9.jpg

Nos dias 24 e 25 deste mês, os gerentes locais da Seaprof das regiões do Alto e Baixo Acre até Sena Madureira participaram de atividades de campo sobre mecanização (Foto: Assessoria Seaprof)

A Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) coordenou o primeiro curso de capacitação técnica em mecanização agrícola. Nos dias 24 e 25 deste mês, os gerentes locais da Seaprof das regiões do Alto e Baixo Acre até Sena Madureira participaram de atividades de campo sobre mecanização.

O curso abordou temas sobre o plantio direto no Acre, o passo-a-passo para o preparo do solo, informes sobre o Pronaf (ano 2011), plantio de culturas temporárias e permanentes, além de intercâmbios e visitação de campo.

O pesquisador da Embrapa-Acre Uilson Matter, especialista em culturas anuais e cultivo direto de milho e arroz, foi um dos palestrantes, seguido de Hermes Pereira da Costa Filho, técnico responsável pela Cadeia Produtiva de Grãos e Mandioca da Seaprof.

“Este ano iremos mecanizar 1.200 hectares para o plantio de feijão. Na sequência, trabalharemos a mandioca e o milho”, ressalta Costa Filho.

Nesse processo, cabe à Seaprof selecionar os produtores familiares, de preferência aqueles que estão incluídos no Pograma de Certificação da Propriedade e no momento adequado de realizar a destoca, que é retirar tocos de árvores mortas, aração e gradagem, que consiste em aplanar e desfazer os torrões de terra, deixando a aérea pronta para o cultivo.

Os técnicos da Seaprof também são responsáveis pela assistência técnica, que vai desde a análise do solo, orientando os produtores para possíveis correções do PH e reposição de micro e macronutrientes, até a colheita e comercialização da produção. Todo o processo é acompanhado de perto pelas gerências de cadeias produtivas, coordenadas pelos diretores técnicos e de produção Clóvis Alves e Edivaldo Pinheiro.

O que é mecanização

É um processo de incrementar a terra, através de máquinas e implementos que irão melhorar a produtividade agrícola e otimizar a área de cultivo.