Governo do Estado qualifica Cuidadores de Idosos

O curso iniciou no mês de fevereiro e foi desenvolvido em caráter experimental

Setenta educandos, representantes de diversas instituições que desenvolvem algum trabalho com idosos em Rio Branco, além de pessoas cadastradas nos Centros de Referência e Assistência Social do Governo (CRAS), receberam certificados de qualificação profissional como Cuidadores de Idosos com Dependência, na última quinta-feira, 31.

Maria Venâncio da Silva ingressou no curso através de sua atuação no Conselho Estadual do Idoso e segundo ela, “o curso foi excelente, aprendi não só como cuidar, mas como identificar sintomas de doenças comuns aos idosos, primeiros socorros, além de ter podido aprofundar os conhecimentos sobre os direitos deles”.

O curso iniciou no mês de fevereiro e foi desenvolvido em caráter experimental, sendo que, das três turmas abertas, uma foi financiada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde e as outras duas pelo Governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr. O investimento total foi de mais de 30 mil reais.

De acordo com a Coordenadora da Área Técnica de Enfermagem da Escola Técnica em Saúde, Mirtes Andrade, “a Escola Técnica em Saúde, unidade do Instituto Dom Moacyr, foi escolhida para representar a região norte nesta primeira experiência”.

A Cuidadora de Idoso, Euri Severino do Valle, acessou uma das vagas através do CRAS da Sobral. O interesse pelo curso surgiu com necessidade existente dentro de casa: “além do meu esposo, que é idoso, tenho vários familiares que também são e eu era leiga até então. No curso aprendi sobre alimentação adequada, primeiros socorros e muitas outras coisas. Foi muito válido e hoje vejo que é um público que, com certeza, eu quero trabalhar”.

Na cerimônia de entrega de certificados, uma programação descontraída e emocionante. Os convidados puderam acompanhar o Hino Acreano cantado pelo Coral da Terceira Idade, do SESC, e a apresentação de uma Ciranda, pelos idosos do Centro Dia para Idosos, da Secretaria de Estado de Assistência Social.

“Um dos grandes sentidos desse curso é poder garantir que essas pessoas (idosos) sejam respeitadas, tenham seus direitos assegurados e sejam cuidadas adequadamente; uma forma de fazer isso é formando profissionais de qualidade para desenvolver esse trabalho. Fico muito feliz em participar de momentos como esse, mas celebrar o encerramento desse curso é particularmente especial, porque através das parcerias pudemos desenvolver algo tão valioso para nossa sociedade”, afirma o Diretor-presidente do Instituto Dom Moacyr, Irailton Lima.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter