Desenvolvimento rural

Governo e Incra fecham parceria pela regularização fundiária e assistência técnica

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa), fechou nesta quarta-feira, 20, uma parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para os processos de regularização fundiária e assistência técnica rural.

A regularização fundiária em vários assentamentos do estado, além da emissão das Declarações de Aptidão ao Pronaf foram os principais assuntos discutidos (Foto: cedida)

O secretário de Produção e Agronegócio, Paulo Wadt, se reuniu com o superintendente do Incra no Acre, Sebastião da Silva, além de suas respectivas equipes. Eles definiram a criação de um grupo de trabalho com gestores de processos de ambas as pastas para agilizar um organograma de trabalho voltado à regularização fundiária em vários assentamentos do estado, além da emissão das Declarações de Aptidão ao Pronaf (Dap)

“Nós discutidas ações para melhorar a assistência técnica dando continuidade a projetos paralisados há meses e até anos para que a agricultura familiar entre num maior patamar de políticas públicas, com mais acesso a crédito e dentro da cadeia do agronegócio”, conta Paulo Wadt.

Agora, as equipes técnicas vão começar a detalhar o plano de trabalho das ações já a partir da próxima semana, definindo metas a serem alcançadas e procedimentos a serem adotados. A expectativa é que já em abril o convênio entre governo e Incra esteja pronto para ser firmado e os trabalhos iniciados.