Governo e Prefeitura firmam parceria com Senai para formação de jovens na construção civil

Solenidade aconteceu durante as comemorações dos 17 anos do Senai-AC, onde foi feita inauguração do novo Núcleo de Formação e lançamento do catálogo do CETTEM

 

inagurao_cetemm_foto_sergio_vale_4.jpg

Governador Binho Marques assina convênio que reafirma parceria para formação de jovens (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A construção civil é hoje o setor da economia acreana que mais cresce e gera emprego. As centenas de obras realizadas pelo Governo do Estado no Acre, e pela Prefeitura de Rio Branco na capital, demandam grande quantidade de maquinário e mão-de-obra especializada. E para garantir que mais pessoas tenham acesso a esse mercado de trabalho, o Governo do Estado firmou a renovação de um convênio com a Federação das Indústrias do Acre, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que viabilizará a realização de cursos de formação profissional e inclusão no mercado de trabalho de jovens para o setor da construção civil até 2010.

O documento foi assinado na manhã desta terça-feira pelo Governador Binho Marques, durante as comemorações de 17 anos do Senai do Acre e inauguração do Núcleo da Construção Civil “Jorge Wanderlau Tomás”, construído no Centro de Tecnologia da Madeira e do Mobiliário – CETTEM.

A meta é formar 500 jovens e trabalhadores que estão inseridos no Cadastro Único (que são beneficiários do Programa Bolsa-Família), com a garantia de que pelo menos 50% deles sejam empregados nas empresas de construção civil do Acre. Serão cursos na párea de planejamento e projetos de edificações, pedreiros, instalador hidráulico, mestre de obras, pintor, eletricista, operador de máquinas pesadas, desenhistas e técnico em edificações. O mesmo convênio foi firmado em 2008, quando puderam ser capacitados 523 jovens.

“Esse é mais um passo importante na geração de emprego e renda do Acre que vem crescendo nos últimos anos no Estado, graças a um grande volume de obras que estamos realizando em todos os municípios. E a inauguração desse núcleo é mais uma ação importante nesse sentido”, disse Binho Marques.

inagurao_cetemm_foto_sergio_vale_7.jpg

Binho e Angelim participam da inauguração do novo núcleo de formação (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A Prefeitura de Rio Branco também garantiu parceria com a FIEAC para formação de mão-de-obra. Na mesma solenidade, o prefeito Raimundo Angelim assinou o Protocolo de Intenções onde firma um pacto de cooperação para oferecimento de cursos que promovam a inclusão de jovens.

“Há um diferencial muito grande da classe empresarial do nosso estado que tem hoje uma consciência social consolidada. O Governo e a Prefeitura podem investir quanto for, em educação, saneamento, mas quem gera emprego e progresso é o setor privado”, disse Angelim.

Para o Presidente da FIEAC, João Francisco Salomão, este foi mais um momento importante para o processo de crescimento que o Acre vem passando. “Nosso Estado passa hoje por um momento muito importante. Nunca vi tantas obras de infraestrutura como as que estão sendo realizadas hoje no Acre. Agora que está chegando o verão, a demanda vai aumentar ainda mais. E tudo isso pede uma grande quantidade de trabalhadores. Por isso, a inauguração de mais um núcleo de formação e as parcerias com o poder público são importantes. Ganham os jovens que terão uma formação para acessar o mercado de trabalho, ganham os empresários e a população, que terão uma obra de muito mais qualidade, e ganha o Governo, que cumpre seu papel de inclusão e fomento à economia”, afirmou o representante da federação.

Núcleo de Construção Civil homenageia antigo presidente da FIEAC

O novo núcleo da construção civil, inaugurado pelo Senai, leva o nome do antigo presidente da Federação das Indústrias do Acre, Jorge Wanderlau Tomás, que esteve à frente da instituição entre 1988 a 1995. O reconhecimento faz jus a sua ousadia e aposta no desenvolvimento do Estado no setor.

Em um discurso emocionado, o empresário lembrou o desafio de se implantar o núcleo do CETEMM em Rio Branco durante sua gestão. “Muitas pessoas não acreditavam que no Acre havia demanda ou capacidade para instalação desse centro especializado em desenvolvimento de tecnologia e design da madeira. Mas nós o fizemos. E eu tive a sorte de encontrar muitas pessoas que me ajudaram nessa empreitada”, disse. “Hoje, posso dizer que temos mais do que uma consciência de classe: temos uma classe consciente. Consciente de sua responsabilidade social para com o desenvolvimento do Acre”.

inagurao_cetemm_foto_sergio_vale_3.jpg

Jorge Wanderlau Tomás é homenageado pelo seu trabalho desenvolvido durante os anos que foi presidente da FIEAC (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Catálogo 2009

A solenidade também foi marcada pelo lançamento do 2º Catálogo do CETTEM, que traz os produtos confeccionados pela equipe de designers do centro. A proposta é apresentar as possibilidades de uso que valorizam a madeira amazônica.

Visando o desenvolvimento de tendências regionais e nacionais, o CETTEM oferece desenvolvimento tecnológico, formação profissional e disseminação de informação para empresas do setor de madeira e móveis.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter