internet social e corporativa

Governo e Prefeitura firmam parceria para instalação de fibra ótica da Via Chico Mendes até a Cidade do Povo

Equipamento vai dispor de internet social e serviços corporativos para a região (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana e o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, assinaram nesta sexta-feira, 26, na Casa Civil, o termo de cooperação técnica para a expansão da rede de distribuição ótica metropolitana, que irá dispor de internet social e serviços corporativos para a região que abrange a Via Chico Mendes até a Cidade do Povo.

A iniciativa é parte de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) e o Instituto de Tecnologia da Informação e Inovação (Itec), além de recurso fruto de emenda parlamentar do então senador Aníbal Diniz.

“O município irá instalar a fibra a partir do Deracre até a Corrente, e o Estado agregará até a Cidade do Povo. Em contrapartida, os dois farão uso dessa internet nos órgãos de saúde, educação, segurança e demais prédios públicos daquela adjacência”, explica gestora da Sect, Renata Souza.

Com o equipamento instalado, o governo também abrirá um Telecentro no empreendimento habitacional. O espaço será entregue junto com a inauguração da fibra, que deverá estar pronta até o final de fevereiro.

Segundo Marcus Alexandre, com essa expansão serão 31 quilômetros desses cabos em Rio Branco. “É um momento muito especial, pois quem ganha com tudo isso é a população. Dentro das possibilidades com a fibra, poderemos instalar também na Cidade do Povo o projeto Internet Social, que já dispõe de 30 minutos de rede grátis aos usuários do Terminal Urbano, Rodoviária, Praça da Revolução e Terminais de Integração da Ufac e Adalberto Sena”, ressalta o prefeito.

O diretor-presidente do Itec, Mafran Oliveira, salienta que outros diálogos de parceria estão sendo feitos, como é o caso da Universidade Federal do Acre (Ufac), que também está se inserindo com o objetivo de maximinizar o investimento público: “Estamos discutindo com a instituição federal a possibilidade de melhorar a internet até o campo de pesquisa Catuaba. Isso só mostra que os órgãos públicos estão pensando fora da caixinha e fechando parcerias para utilizar bem os recursos e fornecer melhorias em prol da população”.

O que é a fibra ótica

A fibra ótica é composta por um filamento de vidro, revestido por um material isolante de ondas eletromagnéticas. Entre as vantagens do material é que ele é imune a interferências, e isso colabora para que seja fornecida uma internet rápida e sem falhas de sinal. Consequentemente, a qualidade de navegação é bem mais satisfatória.