Governo e prefeitura não vão administrar contas bancárias para doações

O governador Tião Viana e o prefeito Raimundo Angelim declararam em coletiva durante a manhã desta segunda-feira, 27, que o poder público não vai administrar os donativos (Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana e o prefeito Raimundo Angelim declararam em coletiva durante a manhã desta segunda-feira, 27, que o poder público não vai administrar os donativos (Sérgio Vale/Secom)

 

O Banco do Brasil e a Caixa Econômica criaram contas para receber doações para as vítimas da alagação, que serão administradas pelas igrejas acreanas. O governador Tião Viana e o prefeito Raimundo Angelim declararam em coletiva durante a manhã desta segunda-feira, 27, que o poder público não vai administrar os donativos nem decidir sobre como os recursos serão empregados.

A conta aberta pelo Banco do Brasil está no nome da Diocese de Rio Branco e será administrada pela instituição católica. A Defesa Civil é a titular da conta da Caixa Econômica Federal, que será gerida pela Igreja Renovada, dirigida pelo pastor Afif Arão, e pela Assembleia de Deus, liderada pelo pastor Luiz Gonzaga.

“Essas duas instituições bancárias deram um exemplo de solidariedade e tiveram a iniciativa de abrir as contas para doações. Nós decidimos que não queremos pegar nesse dinheiro, e quem vai decidir o que fazer com tudo o que for arrecadado são os bancos, em conjunto com as igrejas. O governo tem arrecadado alimentos, roupas e remédios, e tenho certeza de que vão saber a melhor forma de ajudar as vítimas desse desastre que estamos vivendo”, disse o governador Tião Viana.

O prefeito Raimundo Angelim ratificou as palavras do governador e disse que o Acre não viverá mais as histórias que viveu no passado. “E uma prova da transparência e da seriedade é não se envolver na administração das contas. Nós temos certeza de que todas as doações serão bem empregadas e chegarão, através dos produtos que serão comprados ou de como esse recurso será investido, a quem está sofrendo as consequências dessa alagação”, afirmou.

Segundo o superintendente do Banco do Brasil, Marcos Bachiega, até agora já foram depositados na conta SOS Enchente Rio Acre cerca de R$ 18 mil. A Caixa Econômica não fez o primeiro balanço das doações, que começaram na semana passada, em campanha nacional nos caixas eletrônicos e extratos bancários. Aurélio Cruz, superintendente da Caixa Econômica, ressaltou que podem ser feitas doações de qualquer valor – o importante é contribuir.

Conta Banco do Brasil

Agência: 0071-X

Conta corrente: 100.000-4

CNPJ: 14.346.589/0001-99

Conta Caixa Econômica Federal

Agência: 4320

Operação: 006

Conta: 71-7

Defesa Civil

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest