Direitos e cidadania

Governo e prefeitura promovem capacitação em direitos humanos

A capacitação contou com representantes de associações, servidores do estado e prefeitura, estudantes, membros de entidades e instituições (Foto: Fagner Delgado/Ascom PMRB)

Abordando o tema Agente de Cidadania, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio do Centro de Referência em Direitos Humanos e em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seadpir), realizou nesta sexta-feira, 4, uma oficina de capacitação na sede do Centro de Referência de Inovações Educacionais (Crie), em Rio Branco.

Representantes de associações, servidores do estado e prefeitura, estudantes, membros de entidades e instituições participaram da oficina. Para o gestor da Sejudh, Nilson Mourão, o evento é uma proposta de aproximar as pessoas de uma cultura de cidadania a partir do conhecimento sobre direitos inerentes aos seres humanos.

“Mais do que nunca, precisamos colocar em prática, discutir sobre direitos humanos. Estamos capacitando os mais diversos setores da sociedade para que possamos pôr em prática os direitos essenciais garantidos a todos”, destacou Mourão.

A secretária adjunta de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Elza Lopes, ressalta a importância da parceria com o Estado. “Essa é uma parceria muito importante, uma vez que o trabalho que a Sejudh faz no estado nos ajuda a evitar que as pessoas tenham seus direitos violados, incluindo o direito de igualdade de oportunidade. Essa atividade busca o entendimento para que a sociedade entenda que direitos humanos é para defender o direito do cidadão de acordo com o que está definido na carta universal de direitos humanos.”

Buscando conhecer sobre o assunto para poder levar à comunidade a aos grupos sociais, a estudante Isabel Dantas buscou a capacitação. “Em grupos de estudos sempre era levantada a questão sobre os direitos humanos e eu não tinha muito conhecimento sobre o assunto. Via as pessoas serem vítimas de intolerância e não tinha um direcionamento para dar a essas pessoas, mas agora pretendo aprender mais para poder repassar às outras pessoas”, ressaltou.

Desde de 2012 o Centro de Referência em Direitos Humanos promove ações de cidadania junto às comunidades no estado, com objetivo de formar agentes de cidadania multiplicadores dos direitos sociais.