Raio fortalecido

Governo entrega mais 28 motocicletas para combate ao roubo e ao tráfico em Rio Branco

O governador Tião Viana realizou na manhã desta quarta-feira, 8, a entrega de mais 28 motocicletas para a Companhia de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), da Polícia Militar do Acre (PMAC). Com isso, o número chega a 48 unidades de combate ao crime sobre duas rodas.

Governador Tião Viana destacou o trabalho inovador da companhia Raio (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

A companhia Raio está voltada principalmente às ações de rápidas respostas aos crimes de roubo e ao tráfico de drogas em vias públicas da capital, garantindo melhor acesso e agilidade. A previsão do governo do Estado é de que o Raio chegue a 100 motocicletas nos próximos meses, com suas atividades expandidas pelo interior do estado.

“O Raio é um trabalho inovador, com demonstração de força da Polícia Militar e união entre as forças de segurança do governo. Vamos mostrar uma atividade rápida, ágil, que ataca os focos de crime. Nossas forças de segurança estão de cabeça erguida e unidas com determinação e vitória. O Acre vai vencer a criminalidade”, conta o governador Tião Viana.

A aquisição das motos faz parte de um acordo do governo do Estado com o Ministério do Trabalho, que destinou o valor de indenizações específicas para a aquisição de equipamentos junto ao Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp).

Fortalecimento

A criação do Raio faz parte de uma série de ações do governo do Acre no fortalecimento de sua segurança pública (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Kinpara, destaca: “As motocicletas são rápidas, eficazes, e é o que o governo do Estado, a PMAC e a Secretaria de Segurança Pública vão investir. Hoje a companhia Raio pode reunir até 120 homens. É um grupamento que centralizamos, com maior poder de fogo, podendo se deslocar rápido por todos os bairros e tem feito um grande trabalho no combate à criminalidade”.

A criação do Raio faz parte de uma série de ações do governo do Acre no fortalecimento de sua segurança pública, como o aumento de mais de duas mil vagas no Sistema Penitenciário Estadual até o fim do ano, a contratação de 500 novos policiais civis e militares no último concurso e a entrega de veículos, coletes, armas e equipamentos para todo o Sisp.

O secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, reforça que o governo do Estado tem feito o seu máximo no combate à criminalidade. “Este é apenas mais um investimento na segurança pública dentro daquele policiamento ágil, rápido, que chega aos locais de mais difícil acesso. Não vamos dar trégua à criminalidade, agindo com um ataque cada vez mais duro.”