Governo entrega Museu da Borracha completamente revitalizado e com nova exposição

Um dos maiores símbolos do patrimônio histórico e cultural do Acre, o Museu da Borracha Governador Geraldo Mesquita, localizado no Centro de Rio Branco, foi reinaugurado na tarde desta sexta-feira, 21.

Inaugurado em 5 de novembro de 1978 e conhecido por ser o primeiro equipamento de memória do Acre, o Museu da Borracha foi criado com a atribuição de coletar, conservar e expor os testemunhos da história sócio-econômica e da cultura material do Acre, voltado principalmente ao produto que dá seu nome, considerado por muito tempo o “ouro branco da Amazônia”.

Espaço foi completamente restaurado, além de ter sua exposição reformulada (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governo do Estado investiu cerca de R$ 1,3 milhão na recuperação de todo a infraestrutura do Museu, incluindo a restauração de detalhes originais, como azulejos e escadarias, além da maioria das características originais preservadas. O valor também engloba a nova exposição, que foi toda reconfigurada e conta com equipamentos eletrônicos e visuais.

A vice-governadora Nazareth Araújo participou da solenidade de reinauguração do Museu e destacou seu simbolismo para todo o Acre.

“É uma emoção profunda estar aqui com a equipe de governo, os artistas e com as pessoas que são importantes para o patrimônio histórico do Acre. Aqui temos homenagens ao governador Geraldo Mesquisa, a pesquisadora Celinha, a cultura e a nossa história. Estamos devolvendo para a população acreana um dos seus maiores espaços para que as novas gerações conheçam a história do Acre e da nossa borracha”, destaca Nazareth Araújo.

O Museu da Borracha estará aberto à visitação regular a partir do dia 26 de dezembro, das 8 às 18 horas.

Ressaltando a satisfação pela restauração do espaço, a presidente da Fundação Elias Mansour, Karla Martins, completa: “Agora o Museu oferece uma exposição nova, com recursos tecnológicos que vão estimular quem visita a ter mais curiosidade, a se encantar um pouco mais pela história da borracha que está na formação cultural e social do nosso povo”.

Ciclo de regaste

Casa do Seringueiro faz parte do Museu e é uma de suas principais atrações (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A entrega do Museu da Borracha encerra um ciclo de recuperação realizado pelo governador Tião Viana dos principais espaços culturais do Acre, num investimento de mais de R$ 40 milhões que engloba patrimônios na capital e no interior.

Entre os principais destaques neste grande investimento cultural está a criação do Museu dos Povos Acreanos, no antigo Colégio Meta, em vias de conclusão.

Além disso, já foram entregues a Casa dos Povos indígenas, antigo Kaxinawa; o Teatro Barracão; a Escola Acreana de Música; o Memorial Wilson Pinheiro, em Brasileia;o Memorial dos Autonomistas e a Biblioteca Pública Estadual Elomar de Souza Braga, em Epitaciolândia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter