Governo faz cessão de imóveis e equipamentos para prefeituras de Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri

Gladson Cameli disse que está aberto ao diálogo para firmar novas parcerias com as 22 prefeituras acreanas

Em sua primeira visita à regional do Alto Acre como governador do Estado do Acre, Gladson Cameli fez a cessão de imóveis e equipamentos para as prefeituras dos municípios de Xapuri, Brasileia e Epitaciolândia, nesta quinta-feira, 21.

Em Xapuri, a administração estadual cedeu, até dezembro de 2023, o ginásio poliesportivo Álvaro da Silva Maia e o prédio da Escola de Ensino Fundamental Professora Rita Maia.

A unidade escolar atende 356 estudantes do primeiro ao nono ano do ensino fundamental. Para a gestora da escola, Valcidene Menezes, a concessão do espaço representa uma importante conquista para a educação xapuriense.

“Como não tínhamos nossa sede própria, a escola era toda dividida. Até pouco tempo, os alunos ficavam em um prédio junto com estudantes do Ifac, a direção funcionava em outro local e a merenda das crianças era preparada nas casas das nossas merendeiras. Isso nos deixava apreensivos, mas com a cessão do prédio, o governo garantiu que a nossa escola funcione com dignidade para atender a nossa comunidade escolar”, afirmou.

Governador Gladson Cameli posa para a foto com estudante de escola em Xapuri; valorização da Educação no interior (Foto: Odair Leal/Secom)

O prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos, destacou que a transferência da escola para o município era um desejo antigo. O gestor aproveitou a oportunidade para elogiar a postura da nova gestão em agilizar o processo sem nem um entrave burocrático que atrapalhasse o início do ano letivo.

“Fomos o primeiro município do estado a iniciar as aulas no dia 11 de fevereiro e antes mesmo da assinatura do termo, tivemos a garantia que poderíamos iniciar o ano letivo aqui na Escola Rita Maia”, disse.

“Esta cessão representa a confiança do governo estadual na nossa prefeitura e esta solenidade representa a possibilidade de conseguir outras parcerias nos próximos anos que beneficie, sobretudo, a população de Xapuri”, completou o prefeito.

Escolas, ginásio, terreno e trator para as prefeituras de Brasileia e Epitaciolândia

Como parte da agenda, o governador Gladson Cameli realizou a cessão do ginásio poliesportivo Wilson Pinheiro e das Escolas Estaduais Bela Flor e Pequeno Príncipe para a prefeitura de Epitaciolândia.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Mauro Sérgio Cruz, a transferência das escolas é uma maneira de fortalecer os municípios acreanos. O gestor disse ainda que está aberto ao diálogo para ampliar a municipalização do ensino fundamental nas 22 cidades acreanas.

“A orientação que passo a minha equipe é que devemos trabalhar em parceria com os municípios e é com esse intuito, a partir desses termos de cessão, queremos estar ampliando parcerias com outros municípios que demonstrarem interesse. Desta forma, todos irão ganhar”, enfatizou.

Governador Gladson Camei fala para a comunidade escolar de Xapuri; ele cumpre agenda extensa no Vale do Alto Acre (Foto: Odair Leal/Secom)

O prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores, disse que o momento é de unir forças em prol da população, independente de diferenças partidárias. O chefe do Executivo municipal afirmou que Gladson Cameli está empenhado em governar para todos.

“Este gesto que estamos presenciando aqui ninguém via no passado. Quando se quer ir longe, é preciso se unir, mas quando não se quer ir a lugar nenhum, é só se isolar. Precisamos juntar o município, Estado e a bancada federal para conseguirmos melhorar e atender os anseios da população”, disse.

Durante solenidade no Centro Cultural de Brasileia, o governador Gladson Cameli concluiu a transferência de um trator esteira do Deracre para utilização da prefeitura no aterro sanitário da cidade.

Com a prefeita de Brasileia, Fernanda Assem, Cameli assinou os termos que autorizam a cessão do Ginásio Esportivo Eduardo Lopes Pessoa e de um terreno de 800 metros quadrados para a construção da Futura Biblioteca Municipal.

Durante seu discurso, Gladson Cameli reafirmou o compromisso de governar para todos os cidadãos e determinou a sua equipe de secretários que o tratamento seja o mesmo para os 22 prefeitos do Acre.

“Eu não assumi esse grande desafio de governar o meu Estado somente com os meus aliados, pelo contrário, quero ser lembrado como o governador que governou para todos. O que depender de mim, estou aberto para firmar novas parcerias com quem tiver interesse em ajudar a população. Tenho certeza que vamos garantir muitas conquistas nos próximos anos”, ressaltou o governador.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest