Governo fomenta empreendedorismo tecnológico no estado

Com a proposta de fomentar o empreendedorismo tecnológico utilizando ideias inovadoras, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect), em parceria com algumas instituições e entidades sem fins lucrativos, realizou diversas maratonas de programação a exemplo dos hackathon’sstartups,  com a participação de centenas de jovens de todo o estado.

A maratona de programação foi realizada em algumas cidades acreanas e envolveu, inclusive, a tríplice fronteira, com a participação dos três países vizinhos, Brasil, Peru e Bolívia. Ao todo, foram realizados 11 hackaton’s e três startups weekend, esta realizada em Rio Branco, Brasileia e Cruzeiro do Sul.

Ideias inovadores são apresentadas em eventos tecnológicos realizados no estado (Foto: Arquivo/Secom)

O evento, com duração média de 48 horas, é uma oportunidade para que os inscritos possam apresentar suas ideias de inovação com estratégias que garantam maior visibilidade e acessibilidade na prestação de alguns serviços por meio de aplicativos desenvolvidos durante os encontros tecnológicos. Os participantes terão a árdua missão de convencer ao juri que a proposta apresentada está entre as melhores.

A gestora da Sect, Renata Souza, considera que as atividades reafirmam o incentivo do governo do estado para o futuro promissor dos participantes a partir da criatividade tecnológica. “O governador Tião Viana sempre foi o maior incentivador da inovação através da criação de empresas digitais e startups. A ideia é fortalecer o ecossistema de inovação do estado por meio dessas iniciativas, além de interiorizar projetos e incentivar a juventude a desenvolver práticas inovadoras ligadas à tecnologia que façam com que o Acre possa avançar, com uma base tecnológica e de bons produtos gerados. Com essa proposta o estado avançou muito com relação a inovação, apresentando ideias criativas com reconhecimento nacional”, disse a gestora da Sect, Renata Souza.

De acordo com dados do mapeamento da Associação Brasileira de Startups, publicado na última segunda-feira, 15, na Revista Digital Exame, da Editora Abril, dentre as 15 cidades incríveis e pouco conhecidas para abrir um negócio no Brasil, Rio Branco está em 12º lugar, o que faz do Acre um estado com grandes proporções de investimento e consequentemente crescimento no setor tecnológico.

Sect realiza maratona de programação em cidades acreanas (Foto: Arquivo/Secom)

Entre as diversas atividades desenvolvidas pela Sect, destaque especial na participação efetiva do fortalecimento do ecossistema de inovação do estado, trabalhando a legislação estadual de inovação, ciência e tecnologia, com abertura dos coworking, SebraeLab, criação do Instituto de Tecnologia da Informação e Inovação do município de Rio Branco – ITEC e sempre mentorando as startups.

Propostas inovadores

A primeira Startup Weekend foi realizada em 2014 e contou com a participação de mais de 100 jovens. Em 2015, teve início a maratona de programação denominada Hackathon. Nos anos seguintes, esses eventos foram sendo consolidados e envolvendo outros países, a exemplo do 1º Hackathon Trinacional de Fronteiras, reunindo Brasil, Peru e Bolívia.

Três produtos tecnológicos se consagraram campeões nesse evento: em terceiro lugar, a Extour, que tem como objetivo conectar guias turísticos locais com pessoas que visitam a região. Em segundo, a Eco-Recycler Amazônia, que conecta catadores de reutilizáveis com possíveis clientes. E em primeiro, o Amazonic Game, um jogo educacional que permite conhecer a fauna e a flora da Amazônia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter