Governo fortalece ações para impulsionar a produção nos municípios do interior

A gestão da Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa) está atuando no fortalecimento das equipes locais para ampliar o alcance das ações nos municípios e atender de forma mais rápida aos produtores sem a necessidade de deslocamento à capital.

Um dos exemplos da iniciativa vem de Capixaba onde os servidores estão visitando as propriedades rurais para apresentar os programas e cronograma de ações que serão desenvolvidas pela secretaria.

“Nossa orientação é para que os produtores procurem os escritórios nos municípios, e isso já está dando resultados. Os servidores estão tendo mais liberdade de atuação e as equipes locais estão mais valorizadas”, destacou o secretário de Produção e Agronegócio, Paulo Wadt.

Representantes da Sepa se reuniram com produtores rurais em Capixaba (Foto: cedida)

Na semana passada, os gestores que atuam em Capixaba visitaram algumas propriedades. Na quarta-feira, a reunião foi no Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Campo Alegre. Eles se reuniram com os produtores para falar sobre os encaminhamentos do projeto do galpão de suínos construído com recursos do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Acre (PDSA).

“Os desafios são enormes e avançaremos com apoio e união de todos em busca de fomentar a atividade e gerar renda aos assentados beneficiários”, salientou Igor Honorato Leduino, coordenador interino da unidade da Sepa em Capixaba.

Na quinta-feira, 5, a equipe da Sepa realizou o monitoramento em uma casa de farinha com capacidade para produzir 1000 quilos por dia. Neste local, o produtor está finalizando as instalações para iniciar a produção e contará com a utilização do Fundo Agropecuário Estadual (Funagro) para fomentar o plantio de mandioca.

A agenda dos gestores incluiu ainda um encontro com produtores rurais da Associação Nova Vida no Projeto de Assentamento Alcoobras. Durante a reunião foram anunciadas as ações que serão implementadas no município, como as atividades da Central de Incubação para fornecimento e assistência na criação de frangos; mecanização via Funagro; projeto pecuária mais eficiente para criadores de gado de corte e a conclusão de projetos do PDSA da fruticultura e floresta plantada.

Produtores recebem orientação dos servidores da Secretaria (Foto: cedida)

“Também esclarecemos dúvidas e nos colocamos à disposição dos produtores para contribuir para alavancar a produção por meio da mecanização, acesso ao crédito e assistência técnica”, disse

Outra ação que está sendo desenvolvida em Capixaba é a assistência técnica. Na propriedade de Alex Teixeira eles orientaram o pequeno produtor que está investindo no plantio de pimenta de cheiro. Teixeira plantou três mil mudas e contou com a orientação da secretaria para a realização de análise de solo, espaçamento e forma de plantio.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter