Governo garante apoio ao Plano de Contingência de Rio Branco em cenário de alagação

O auditório da Associação dos Municípios do Acre (Amac) ficou lotado na manhã desta terça-feira, 15, para a apresentação do Plano de Contingência de Rio Branco no caso de um cenário de alagação este ano.

O Plano, organizado pela prefeitura da capital, por meio da Defesa Civil municipal, detalha a série histórica de alagações em Rio Branco, seus sistemas de monitoramento do rio e todas as ações necessárias a serem tomadas caso a situação venha a acontecer, como a criação de abrigos e o trabalho necessário para dar todo o apoio à população atingida.

Chefe da Casa Civil, José Ribamar Trindade, representou o governador Gladson Cameli na reunião da Amac; ele reafirmou que o estado vai dar total apoio à Prefeitura de Rio Branco, num a eventual alagação pelo rio Acre (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Representando o governador Gladson Cameli, o chefe da Casa Civil, José Ribamar Trindade, reafirmou que o Estado irá dar total apoio a prefeitura de Rio Branco num cenário de alagação, com todos os esforços possíveis voltados para que os desabrigados sofram o menos possível.

“Estamos preocupados porque nas últimas 72 horas o Rio Acre teve uma grande elevação, então estamos nos preparando junto com o município para dar apoio naquilo que o Estado pode fazer. Ontem visitamos o Parque de Exposição, o governador já autorizou a cessão do espaço para a construção de alguns abrigos e iremos aguardar os próximos passos da prefeitura para irmos ajudando”, conta Trindade.

Estado de atenção

A prefeita Socorro Neri destaca que é o momento de alinhar todos os trabalhos com governo do Estado e instituições parceiras (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Nesta manhã, o Rio Acre registrou na capital a marca de 13,11 metros de profundidade. A cota de emergência é de 13,50m, enquanto a de transbordamento é de 14m. A última grande alagação em Rio Branco foi registrada em 2015 como a maior da história, uma enchente que atingiu quase um terço da capital e resultou em mais de 10 mil pessoas desabrigadas.

Segundo a Defesa Civil municipal, nos primeiros 14 dias de janeiro já choveu em Rio Branco mais de 90% do esperado para todo o mês. Além disso, os meses de maior intensidade do inverno amazônico são fevereiro e março, ápice das chances de alagação.

A prefeita Socorro Neri destaca que é o momento de alinhar todos os trabalhos com governo do Estado e instituições parceiras.

“Estamos organizando juntos as providências que iremos tomar para um possível transbordamento do Rio Acre, buscando preparar todos os órgãos para o socorro e assistência para as famílias que por ventura venham a ser desabrigadas. Já iniciamos o trabalho de limpeza e construção de 100 boxes nesse momento”, detalha Socorro Neri.

A prefeitura lançou ainda um aplicativo para celular chamado Alerta Rio Branco. Disponível para Android, o aplicativo disponibiliza o nível dos rios diariamente, inclusive os do interior e também o Rio Madeira, de Rondônia, que cruza a BR-364.

Plano de Contingência do Estado

Governo do Estado já está na construção do Plano de Contingência estadual em parceria com os municípios (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Batista, destacou que recebeu a orientação do governador Gladson Cameli de elaborar de imediato um plano de contingência estadual que possa dar o apoio necessário para todas as prefeituras do estado do Acre que sofram algum risco de enchente.

“A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão sempre se preparando para situações desde as mais leves, até as mais graves, de acordo com as maiores inundações que já ocorreram no estado e com os estudos e planos sendo feitos para dar todo o suporte”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter