Governo inicia ciclo de encontros técnicos com municípios

Objetivo é  levantar necessidades de cada cidade e traçar parcerias de ações

reuniao_foto_sergio_vale.jpg

Representantes das prefeituras apresentam prioridades de cada cidade (Foto: Sergio Vale / Secom)

Até a primeira semana de março, o Governo do Estado deve fechar o ciclo de reuniões com os 22 municípios acreanos nas áreas de saúde, educação e assistência social. Os encontros fazem parte do Promunicípio, pacto assinado no fim do ano passado pelo governador Binho Marques e os 22 prefeitos eleitos para oferecer serviços básicos de qualidade a todos os acreanos e acreanas.

O Promunicípo tem 11 eixos e o primeiro deles a ser trabalhado é “Pessoas educadas, saudáveis e nutridas”. O pacto foi lançado em 23 de outubro em várias cidades acreanas, e durante sua construção algumas perguntas foram feitas para que o documento fosse criado: "Que sociedade estamos construindo? Que sociedade queremos? O que nós, como gestores, podemos e devemos fazer?".

As respostas foram uma sociedade sem desigualdades e sustentável e um Estado moderno, com empresas dinâmicas e competitivas. O esforço do Governo do Estado e dos prefeitos das cidades acreanas será para atender todas essas questões apontadas no documento.

Os encontros técnicos temáticos com os secretários e equipes das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social tiveram início nesta quarta-feira, 28, com os municípios de Assis Brasil e Santa Rosa do Purus. Na quinta-feira, 29, será a vez de Jordão e Porto Walter.

“Essas reuniões são a continuidade de um trabalho iniciado no ano passado pelo governador Binho Marques e consolidam o pacto assinado, aprofundando as parcerias e estreitando os laços com os municípios. O Promunicípio é um reconhecimento de que sozinhos não podemos muito, mas unindo os esforços conseguiremos fazer muita coisa pelos acreanos até o fim de 2010”, disse o coordenador da área de Inclusão Social do Governo do Estado, Antônio Xavier.

Para o secretário de Educação de Assis Brasil, James Queiroz, a reunião consolida o pacto que foi assinado em dezembro. “É uma parceria com o Estado que não está só no papel, mas nas ações. Estamos discutindo investimentos e as responsabilidades de cada um, e nossa maior preocupação é com a qualidade do ensino, com a melhoria da educação oferecida nas escolas”, disse.

A segurança alimentar e a questão habitacional são as duas prioridades da área de Assistência Social de Assis Brasil a ser trabalhada dentro do Promunicípio. “O encontro veio em boa hora para que possamos avaliar as necessidades. Estamos trazendo a nossa realidade para ser discutida e esperamos encontrar as melhores soluções”, comentou Queiroz.

Xavier explicou que nas reuniões as equipes vão levantar as necessidades de cada município, estabelecer as responsabilidades entre governo e prefeituras, e, com base no que for identificado e nos recursos disponíveis, serão definidas as ações a serem tomadas.