Combate ao desperdício

Governo intensifica campanha de combate ao desperdício de água no interior do estado

Estudantes, professores, representantes das associações de moradores de bairro e autoridades se reuniram nesta terça-feira, 20, no auditório da Escola Dom Júlio Matiolli, em Sena Madureira, em torno da nova ação da campanha de combate ao desperdício da água tratada. O principal objetivo é sensibilizar a sociedade para a importância do consumo consciente da água.

Iniciativa da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Acre (Ageac) em parceria com o Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa), a campanha Desperdício é a Gota d´água foi lançada em Rio Branco, no dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. A ação ganhou força durante a Expoacre 2019 e agora, com apoio das secretarias de Educação, Cultura e Esportes e Comunicação,  está sendo ampliada para o interior do estado.

“Aqui é nossa casa, por isso fizemos questão de vir  para reforçar e começar, por aqui, a intensificação da campanha pelo interior”, destacou o presidente do  Depasa,  Zenil Chaves.

Sena Madureira é abastecida com a água captada do Rio Yaco. A estação de tratamento de água do município trata atualmente 120 litros/segundo, o suficiente pra atender a necessidade dos mais de 34 mil habitantes do município, mas de toda a água tratada e distribuída, 60% ainda é desperdiçada. “ Já poderíamos distribuir água 24h, mas com o atual índice de desperdício não é possível fazer isso ainda”, ressaltou o presidente do Depasa ao destacar a necessidade de intensificar as ações de combate ao desperdício em todo o estado.

Envolvimento da Educação é fundamental Foto ((Neto Lucena/Secom

O plano de ação para a campanha Desperdício é a Gota d’Água no interior inclui visitas, distribuição de materiais educativos, palestras nas escolas e nos bairros.  “É de extrema importância o envolvimento da população dos alunos nessa campanha que é de conscientização a respeito do desperdício”, lembrou a coordenadora da ação em Sena Madureira, Raquel Santos.

Segundo o  vice prefeito do município, Gilberto Lira, “a campanha veio em boa hora. Envolver a educação foi uma decisão acertada”, disse Lira.

Para Carlos Ryan, estudante da 2º ano do Ensino Médio na escola Dom Júlio, “É um assunto importante. Nós, que  somos jovens, podemos ajudar a propagar a ideia de que a água é uma fonte esgotável, precisamos preservar”, disse Ryan assumindo o compromisso de, em casa, ficar mais alerta para evitar o desperdício.

Participaram da atividade de intensificação da campanha de combate ao desperdício de água em Sena Madureira, a chefe do Núcleo Sócio Pedagógico do Depasa, Alexandra Lopes, o gerente do Depasa em Sena Madureira, João Rodrigues,  a presidente da União Municipal da Associação de Moradores de Sena Madureira (UMASSEM), Adriana Melo,  o professor Silvano Farias e  o comandante do Corpo de Bombeiros de Sena Madureira, tenente Juscelino. Representando o 8º batalhão da Polícia Militar de Sena Madureira estava o tenente Chagas. Pela Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa) participou o ex- vereador, José Vieira. O professor Zezinho alou em nome dos gestores das escolas do município.

Além de Sena Madureira, a campanha Desperdício é a Gota d’Água alcançará ainda os municípios de  Brasileia, Capixaba, Epitaciolândia e Xapuri e região do Juruá. “É uma campanha que tem como objetivo fazer o trabalho educativo. Cada um precisa fazer a sua parte. Por isso estamos levando a campanha para as escolas, o objetivo é difundir boas práticas para o uso da água, formar multiplicadores dessa ideia”, lembra Alexandra Lopes Lima, chefe do Núcleo Sócio Pedagógico do Depasa.

Regularize

Durante o evento também foram intensificadas as ações do programa de atualização cadastral e regularização de débito do  Depasa, o Regularize. De acordo com o órgão, a produção de 250 litros de água tratada custa á concessionária do serviço de água do Acer, R$1,90. O Depasa cobra ao usuário R$1,70.Ainda assim, de toda a água tratada e distribuída, apena 18% retorna como receita. A inadimplência chega a 60%.

Por meio do Programa Regularize o usuário que estiver em débito com o Depasa tem oportunidade de parcelar sua dívida em até 60 vezes e o desconto sobre juros e multas pode chegar a 95%.

Para aderir ao Programa Regularize basta ir à Central de Atendimento na OCA ou em uma das agências do Depasa no interior do estado.

Professor Silvano: ” Com a ação educativa na escola é possível desconstruir a cultura do desperdício”.

Adriana Melo: “Vejo como uma ação educativa, de fundamental importância para transformar comportamentos,  Por meio da educação a sociedade pode se conscientizar, evoluir”.

Tenente Juscelino: “É uma ação importante, precisamos valorizar”

Zé Vieira: Ninguém faz nada sozinho, os alunos aqui presentes tem condições de contribuir muito com a campanha”.

Professor Zezinho: “A água desperdiçada é paga. A água que você desperdiça pode chegar para outras pessoas”.

Tenente Chagas:  “Quem consome água de poço, às vezes nem lembra que paga energia, ainda mais cara que a água que chega em casa pelo Depasa”.