Governo investe em capacitação de gestores

MBA em Gerenciamento de Projetos para o Setor Público faz parte do processo da evolução da gestão pública no Acre

sim_foto_gleilson_miranda_04.jpg

Gestores públicos participam do curso que teve a aula inaugural nesta terça-feira (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O novo ciclo de desenvolvimento do Estado iniciado com a gestão do Governador Binho Marques trouxe a necessidade de ferramentas de gestão que garantissem transparência e agilidade. Foi criado então o Sistema Integrado de Monitoramento (Sim). Como parte do processo de modernização do sistema e de “Evolução da Gestão Pública no Acre”, aconteceu na tarde desta terça-feira, 31, a aula inaugural da primeira turma em Gerenciamento de Projetos para o Setor Público. Participam do curso 45 coordenadores de plano e gerentes de projetos de 34 secretarias.

O MBA é oferecido pelo Governo do Estado numa parceria entre a Fundação Getúlio Vargas, Instituto Evaldo Lodi (IEL) e recursos do BNDES. O Sim é uma ferramenta de governo inovadora na gestão de projetos, que de forma integrada e descentralizada, possibilita a modernização e melhoria do processo de gerenciamento, maior transparência na administração e melhor qualidade nos serviços e produtos oferecidos à população acriana.

Para a secretária de Educação, Maria Corrêa, o Sim possibilita enxergar os projetos em execução e fazer um acompanhamento mais efetivo para que o gestor tenha condições de ver como está o andamento de obras e projetos. O Sim tem hoje em sua base de dados um portfólio de 700 obras e 140 projetos distribuídos em 30 programas estruturantes, alimentados diretamente pelas equipes setoriais, de qualquer ponto conectado a intranet do Governo.

Segundo Lincoln Antônio Campos Alves, da Fundação Getúlio Vargas, o programa reúne o que existe de melhor e mais moderno em ferramentas de gestão. “A ideia é fortalecer a área técnica do Governo, aumentando a possibilidade de avaliação de oportunidades. A viabilidade técnica dos projetos passa a ser melhor analisada. As melhores experiências de governabilidade no mundo passaram por este caminho. Programas dessa natureza trazem resultados muito positivos, além dos ganhos consideráveis na captação de recursos”, disse.

O secretário de Planejamento, Gilberto Siqueira, afirmou que a capacitação é essencial para que a ferramenta de gestão possa ser utilizada de forma eficaz. “Nós temos vários programas e projetos no governo. Criamos um sistema de monitoramento desses programas para ver que resultados eles trazem para o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado. Temos vários financiamentos e projetos sendo executados, estes dados se cruzam no programa e são analisados. Este MBA é para 45 gestores do Governo que gerenciam estes projetos”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter