Governo investe na recuperação de alas e leitos no Hospital da Criança e na Maternidade

Por determinação do governador Gladson Cameli, a equipe que assumiu a administração do complexo de Sistema Assistencial a Saúde da Mulher e da Criança (Sasme) – composta pelo Hospital da Criança e a Maternidade Bárbara Heliodora – assumiu como prioridade recuperar alas e leitos dentro do sistema de atenção infantil.

Segundo o novo gerente-geral do Sasme, o médico Vagner Bacelar, parte do Hospital da Criança se encontra em situação lamentável (Foto: Marcos Vicentti/Secom)

Só o Hospital da Criança iniciou o ano com apenas 34 leitos de internação em enfermarias disponíveis, de um total de 60 que compõe a unidade, além das quatro semi-intensivas e dez vagas na UTI. O número baixo é resultado da deterioração de enfermarias e alas ao longo dos anos, com os espaços se tornando insalubres.

Segundo o novo gerente-geral do Sasme, o médico Wagner Bacelar, parte do Hospital da Criança se encontrava em situação lamentável, com um grande espaço no meio da unidade transformado em um depósito de entulhos e equipamentos quebrados, acumulando bastante sujeira. Num esforço conjunto com a Secretaria de Saúde (Sesacre), esse depósito foi completamente esvaziado e com todo o lixo tendo seu destino correto.

Com doações de parceiros e articulações junto à própria Sesacre e até da primeira-dama do Estado, Ana Paula Cameli, três enfermarias dentro do Hospital da Criança estão sendo reformadas, possibilitando aumentar o número de leitos e dar mais comodidade para os pacientes. Novas alas de repouso para as equipes do hospital também estão sendo organizadas.

Com doações de parceiros e articulações junto à própria Sesacre, três enfermarias dentro do Hospital da Criança estão sendo reformadas (Foto: Marcos Vicentti/Secom)

Wagner Bacelar destaca ainda que tudo isso só foi possível junto ao setor de serviços gerais da Sesacre, já que ainda não há orçamento para licitação de obras. Ainda assim, o governador Gladson Cameli anunciou que planeja uma ampla reforma no Hospital da Criança assim que houver orçamento disponível.

“Temos toda a equipe do Hospital da Criança e da Maternidade colaborando como eu nunca vi em 28 anos de trabalho. Estão empenhados, ajudando nessa organização, dando todo o suporte e esforços para que sejamos capazes de melhorar os serviços”, conta o gerente-geral.

Maternidade é prioridade

A gestão de saúde do governo do Estado também identificou problemas estruturais e de gestão na maternidade Bárbara Heliodora. A unidade hoje está com a escala de médicos reduzida devido a um alto número de férias ao mesmo tempo, atendendo com cerca de 60% de sua capacidade. Parte da estrutura também apresenta problemas, principalmente de infiltração e goteiras.

Ainda assim, a unidade inaugurada em 1950 e que registra quase 500 nascimentos por mês receberá até o fim de janeiro um forte investimento para ampliar seu número de leitos e garantir melhorias no atendimento. O projeto será anunciado nos próximos dias pelo secretário de Saúde Allyson Bestene.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest