Governo lança Campanha de Prevenção à Violência na Família

Atividades estão sendo realizadas na capital e em 12 municípios do Estado

campanha_prevencao_foto_gleilson_miranda_03.jpg

Prevenção. Esta é a palavra que norteia as atividades da Campanha de Prevenção à Violência na Família lançada nesta segunda-feira, 23, em Rio Branco. Até o fim do ano letivo, serão realizadas 160 palestras em 40 escolas da capital e do interior. As temáticas abordadas pelos palestrantes são relacionadas à violência familiar, abuso e exploração sexual infanto-juvenil, gravidez na adolescência, tráfico de pessoas e drogas entre outras.

A aluna Thaís Hortência acredita que a participação da comunidade escolar em atividades complementares às aulas ajuda a prevenir as ações violência, seja em casa ou nas escolas. “O aluno leva informação para casa. Aprendemos na escola e levamos para nossos pais, transmitindo conceitos que eles não tiveram oportunidade enquanto eram jovens”, explica.

campanha_prevencao_foto_gleilson_miranda_02.jpg

Campanha envolve jovens na disseminação de informações para evitar a violência nos lares (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

De acordo com a secretária de Segurança, Márcia Regina, a campanha prioriza a necessidade de repassar aos jovens informações. “Além de trabalhar de forma ostensiva, é preciso o trabalho de prevenção. E é importante que isso seja feito dentro das comunidades escolares, em razão da vulnerabilidade dos jovens”, destacou.

As ações prevenção incluem ainda a possibilidade de oferecer aos alunos alternativas de lazer e esporte. Para isso serão realizados cinco campeonatos esportivos de futebol e vôlei nas regiões dos bairros Jorge Lavocat, Vitória e Santa Inês, localidades abrangidas pela Polícia Comunitária. Para o comandante da Companhia Escolar, Mário Abreu, as atividades fazem parte de uma política de inclusão dos jovens da periferia. “Estamos convictos dos resultados. Nosso foco é a mudança de mentalidade das crianças e adolescentes.”

Os campeonatos começam no próximo fim de semana e seguem até fevereiro. Justamente no período de férias dos alunos, para que os jovens não fiquem sem atividades antes no início do ano letivo.

Maria Corrêa, secretária de Educação, disse durante o lançamento que a campanha é uma das ações de enfrentamento à violência propostas pelo governador Binho Marques. “A meta é oferecer aos jovens outras perspectivas, como a arte e o esporte, para que juntos, governo e comunidade, possamos diminuir os índices de criminalidade.”

campanha_prevencao_foto_gleilson_miranda_08.jpg

Líder do governo na Assembleia Legislativa destacou a importância da ação para diminuir a criminalidade (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O público alvo da campanha são os jovens do ensino médio das redes estadual e municipais de ensino de Rio Branco, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul, Plácido de Castro, Epitaciolândia, Brasileia, Tarauacá, Feijó, Acrelândia, Porto Acre e Senador Guiomard. O trabalho é fruto de um convênio entre o Governo do Estado e a Secretaria Nacional de Segurança Pública. O enfoque é a inclusão social e a elevação da autoestima dos jovens, adotando modelos e ações e despertando a consciência cidadã para a construção social da paz.

O deputado Moisés Diniz, líder do Governo na Assembleia Legislativa, destacou a importância da ação para diminuir a criminalidade. “O Governo atua na contratação de novos profissionais e nos investimentos em infraestrutura. Devemos apostar no ser humano, trabalhando a paz nas famílias.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter