Saúde preventiva

Governo lança campanha ‘Outubro Rosa’, de combate ao câncer de mama

Sede do Governo do Estado ganhou iluminação especial; parceria com o Hospital de Amor de Barretos vai garantir dois caminhões para exames, enquanto governador Gladson Cameli anuncia revitalização do Centro de Oncologia

Ao lado da primeira-dama, Ana Paula, o governador Gladson Cameli declarou aberta a campanha ‘Outubro Rosa’ no Acre, de combate ao câncer de útero e de mama, em solenidade na noite desta quarta-feira, 9, em frente ao Palácio Rio Branco. “Juntos temos tudo para combater esse mal”, foi a frase de ordem do governador, proferida minutos antes de declarar aberto o movimento, que levará informação sobre prevenção e conscientização para a necessidade de realizar os exames a homens e mulheres, nos 22 municípios do estado.

Ao lado da primeira-dama, Ana Paula, o governador Gladson Cameli declarou aberta a campanha ‘Outubro Rosa’ no Acre, de combate ao câncer de útero e de mama, em solenidade na noite desta quarta-feira, 9, em frente ao Palácio Rio Branco Fotos: Marcos Vicentti/Secom

Canhões de luzes na cor rosa lançaram uma iluminação toda especial sobre a fachada do Palácio, sede do Governo do Estado, como símbolo do compromisso da gestão Gladson Cameli com o Outubro Rosa, sob os acordes da Banda de Música da Polícia Militar do Estado do Acre.

Embora o movimento tenha sido aberto pelo governador, coube à primeira-dama proferir uma mensagem de conscientização para o risco do câncer de mama. “Nosso Palácio estará de cor de rosa não como mero embelezamento, mas para lembrarmos dos mais de um milhão de novos casos de câncer de mama que surgem, a cada ano, e que os exames de mamografia são fundamentais para o índice positivo de 95% de cura”, destacou Ana Paula Cameli.

De acordo com a médica Carine Hechenberger, do Centro Oncológico do Estado do Acre (Cecon), e que estava presente na solenidade, em média são realizadas 70 mamografias por dia no centro. Esses exames são essenciais para detectar alterações que evidenciem a possibilidade do câncer.

“Em 2019, de janeiro a junho, realizamos 3.200 exames, dos quais 88 deram algum tipo de alteração, em que foi preciso que essas pessoas fossem encaminhadas para exames mais aprofundados e para o tratamento”, explica Hechenberg.

Na ocasião, o governador Gladson Cameli anunciou a revitalização do prédio do Cecon e a valorização de seus servidores. “O meu compromisso, nesse momento, é o de recuperar o Cecon, dando qualidade de trabalho para os seus servidores. Vamos vencer todos os obstáculos e o tempo e a história dirão que cada um de vocês foi importante para uma saúde à altura do que merece a nossa população”, afirmou o chefe do Executivo acreano, arrancando aplausos dos presentes, a maioria composta de profissionais de Saúde e também da Educação estadual.

Na ocasião, o governador Gladson Cameli anunciou a revitalização do prédio do Cecon e a valorização de seus servidores Fotos: Marcos Vicentti/Secom

Parceria com o Hospital de Amor – Outro importante fator para que as pessoas possam encontrar facilidade nos exames preventivos é o convênio entre o Governo do Estado e o Hospital de Amor de Barretos. Nesse sentido, segundo Ana Paula Cameli, a administração estadual firmou uma parceria com o hospital, que é referência no país no tratamento de câncer, para realizar diagnósticos aqui no Acre. “Serão milhares de exames que poderão ser realizados em duas unidades móveis que inclusive ofertarão o exame também para homens”, frisou a primeira-dama.

As estatísticas mostram que, mesmo em menor grau, há um número considerável de homens que também são acometidos de câncer de mama. No Acre, o trabalho do Cecon tem o respaldo também do Governo Federal por meio do Ministério da Cidadania e da primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro.

Para a professora Patrícia Geber, que prestigiou a cerimônia, cuidar-se é um ato de amor próprio e que deve ser observado por todos. “Não podemos ignorar que estamos vulneráveis. Por isso, o exame é fundamental sempre”, diz a educadora. Ela mesmo dá exemplo, fazendo os exames com regularidade.

Participaram também da solenidade a prefeita de Rio Branco em exercício, vereadora Lene Petecão, o secretário de Estado da Casa Civil, José Ribamar Trindade, o deputado José Bestene, representando a Assembleia Legislativa do Estado do Acre, além da procuradora-geral do Ministério Público do Estado do Acre, Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, o procurador-geral do Estado do Acre, João Paulo Setti, a conselheira Naluh Gouveia, representando o Tribunal de Contas do Estado do Acre, o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Carlos Batista, a médica Priscila Murad, representante do Cecon e a secretária de Estado de Comunicação, Silvania Pinheiro.