Direito e cidadania

Governo leva capacitação em direitos humanos a Porto Acre

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sejudh), realizou na última quarta-feira, 24,  no município de Porto Acre, uma capacitação de Agentes de Cidadania e atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social, em especial aquelas que sofreram algum tipo de violência.

Capacitações levam diretrizes de como funciona o acolhimento da Sejudh aos Agentes de Cidadania de Porto Acre (Foto: Cedida)

As ações foram desenvolvidas pelo Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH), que atua como mecanismo de defesa, promoção e acesso à justiça e estimula o debate sobre cidadania, influenciando positivamente na conquista dos direitos individuais e coletivos.

Durante a ação, foram feitos atendimentos à população e capacitação para 26 Agentes de Cidadania, que aprenderam a temática de direitos humanos nas suas especificidades e toda a política da Sejudh, imigrante refugiado, pessoas com deficiência, idoso e criança e adolescente, entre outras diretrizes.

“Neste projeto, contamos com advogado, assistente social e psicólogo, que fazem o atendimento ao público e capacitam os Agentes de Cidadania, que aprenderam na prática como é feito o acolhimento e encaminhamento dessas pessoas que procuraram por atendimento”, explicou a coordenadora do CRDH, Maria da Luz.

Como funciona o CRDH

O CRDH tem como missão trabalhar pela interrupção do ciclo de violência que ocorre todos os dias no estado, mas principalmente a promoção de uma sociedade mais justa e democrática, consciente de que é possuidora de direitos, mas também de responsabilidades com todos os seus membros.