Turismo

Governo planeja criação do Observatório do Turismo do Acre

A Secretaria de Empreendedorismo e Turismo (Seet) iniciou a captação de informações para o Observatório do Turismo do Acre, que tem por objetivo levantar dados e indicadores para nortear políticas públicas e ações do setor.

“Com base nesses dados de faixa etária, sexo, finalidade da vinda, dentre outros, será possível direcionar melhor as ações de turismo e publicidade do Acre. Bem como viabilizar a captação de recursos para infraestrutura turística”, explicou a secretária de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique.

Os dados estão sendo levantados com base na Ficha Nacional de Registro de Hóspede (FNRH), preenchidas pelos hotéis e pousadas do Acre Foto: Pedro Devani/Secom

Os dados estão sendo levantados com base na Ficha Nacional de Registro de Hóspede (FNRH), preenchidas pelos hotéis e pousadas do Acre. Porém, a equipe técnica da secretaria está tendo dificuldades em obter as informações.

Eliane Sinhasique estimula os hotéis a disponibilizarem a ficha. “Nossa equipe está encontrando resistência. Estão achando que queremos penalizá-los com cobrança de imposto. Mas não é isso. O que queremos são os dados para sabermos de onde estão vindo nossos turistas, qual o objetivo da viagem, qual o tempo de permanência e outras informações úteis, para desenvolvermos estratégias de fomento ao turismo no Acre”.

A secretária ressalta que esses dados não estão tendo a utilização e armazenamento correto e que até os hotéis estão deixando de utilizar a seu favor o conteúdo das fichas. “Essas informações são importantes para o próprio empreendimento hoteleiro, que pode ofertar para o hóspede aquilo que ele verdadeiramente procura”.

Os dados podem ser disponibilizados pela rede hoteleira para a Seet, através do e-mail: regionalização.seet.acre@gmail.com Mais informações podem ser obtidas pelo contato: (68) 99933-2113.