Segurança

Governo prepara lançamento do aplicativo S.O.S. Maria de proteção da mulher

Numa reunião interinstitucional na tarde desta terça-feira, 4, na Casa Civil, a governadora em exercício Nazareth Araújo apresentou para diversos parceiros o aplicativo de celular S.O.S. Maria, uma nova ferramenta de segurança pública usada na proteção à mulher.

Em parceria com o governo do Piauí por meio de um termo de cooperação, o aplicativo atuará com duas funções: a de denúncia, que pode ser feita até por terceiros, e o “botão do pânico”, em que a mulher poderá chamar a polícia, sem alardes, durante uma tentativa de agressão, apenas por geolocalização.

Governadora Nazareth Araújo apresentou o aplicativo para instituições parceiras do projeto (Foto: Val Fernandes/Secom)

O projeto desenvolvido pela governadora Nazareth Araújo contou com recursos doados pelo Ministério Público do Trabalho e envolveu o esforço conjunto da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect) e Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SepMulheres).

Ele também conta com o apoio do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC), do Ministério Público do Acre (MPAC) e da Defensoria Pública do Estado, cujos representantes acompanharam a apresentação.

Segundo a secretária de Ciência e Tecnologia, Renata Souza, aos poucos novas funcionalidades ainda serão colocadas no S.O.S. Maria. “Ele tem duas funcionalidades no momento, que é de denúncia de uma agressão e o ‘botão do pânico’. Futuramente, também será implantada a função da gravação de voz e a função específica para mulheres em medida socioprotetiva”, destaca.

Entusiasta do projeto, a desembargadora Eva Evangelista agradeceu a iniciativa da governadora e seu papel em unir mulheres das principais instituições públicas do Estado contra a violência doméstica e o machismo. “Essa é uma rede extraordinária, porque é uma rede que funcionou efetivamente, e muito anima termos o avanço desse projeto aqui no Acre”, conta.

O aplicativo S.O.S. Maria será lançado nesta sexta-feira, 7, estando disponível de imediato para Android e em breve para iOS.