inscrições gratuitas

Governo promove Mostra de Turismo e Gastronomia nesta quarta na Usina de Arte João Donato

Proporcionar a formação diferenciada a partir dos eixos gastronomia, turismo e cultura é o objetivo da Mostra de Turismo e Gastronomia promovida pelo governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM). A abertura será nesta quarta, 31, às 18 horas, e segue na quinta, 1, das 8 às 18 horas, na Usina de Arte João Donato.

O evento inclui em sua programação as atividades: roda de conversa, palestras, oficinas, música, premiações, artesanato e apresentações culinárias dos cursos em tecnologia em cozinha.

A mostra surgiu como atividade de estágio para os alunos do curso técnico em eventos, com 900 horas, transformada em prática profissional. Os mediadores da formação são Oziel Barbosa Vieira e Sara Lilian Alves.

Alunos do curso técnico em eventos se preparam para participar da mostra (Foto: Cedida)

O apoio e patrocínio ao evento são do Grupo Miragina, Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre), Ibis, Casa Shopping e Comissão Pró-Índio (CPI), entre outros.

Rita Paro, diretora-presidente do IDM, ressalta a importância da mostra para a formação dos educandos.

“São alunos muito dedicados e a mostra é de grande valia, pois além deles terem visto toda a teoria ao longo do curso, agora é hora de colocarem em prática todo o aprendizado. Esse momento é fundamental. Estamos deixando no mercado de trabalho profissionais de excelente qualidade. Quero agradecer aos parceiros que nos ajudam. Será um prazer receber o público neste evento”, comentou.

Na abertura, a mostra recebe como palestrantes o chef de cozinha Deocleciano Brito, a secretária de Estado de Turismo Rachel Moreira e a liderança indígena ashaninka Francisco Piyanko. Eles apresentarão conteúdos sobre os eixos gastronomia, turismo e cultura.

Segundo Márcio Aguiar, supervisor de curso da área de hospitalidade do IDM, a mostra representa um diferencial como prática profissional.

“O evento é de total importância para a conclusão do curso dos educandos e essa atividade prática vai aproximá-los do mercado de trabalho e ao mesmo tempo ter essa relação com a cultura local e figuras importantes. Isso os aproxima do mercado, valoriza o curso, a experiência profissional agregando também um evento que trabalha com o turismo e a hospitalidade”, ressaltou.

No segundo dia de evento, os chefs Rosevaldo e Marcos Torres farão as apresentações culinárias: saltenha doce e salgada e risoto de pato. Paralelamente, haverá uma palestra sobre acessibilidade turística, com a turismóloga Ana Lúcia, e o bate-papo com Ângela Mendes abordando os 30 anos do legado de Chico Mendes, com a exibição de um documentário.

Para participar é preciso efetuar a inscrição gratuita pelo site: https://bit.ly/2CO04Oj

(Foto: Divulgação)