Merenda escolar

Governo quer ampliar participação da indústria local e produção familiar na compra da merenda escolar

Além da valorização local, mudanças no cardápio da merenda escolar também foram apresentadas durante reunião no Palácio Rio Branco

O Governo do Estado Acre estuda medidas para aumentar a participação de indústrias locais e de produtores familiares na aquisição da merenda escolar para os próximos anos. A medida visa, principalmente, movimentar a economia acreana por meio da geração de emprego e renda.

“Sabemos da qualidade que as nossas indústrias possuem e que elas têm capacidade para fornecer vários itens da merenda escolar. Com isso, além de oportunizar o crescimento dessas empresas, o Estado também contribuirá para a geração de novos postos de trabalho”, destacou a primeira-dama, Ana Paula Cameli.

Durante o encontro, também foram discutidas mudanças no cardápio da merenda. Atualmente, a rede estadual de ensino conta com 622 escolas espalhadas nos 22 municípios do Acre. A maioria está localizada na zona rural e áreas indígenas.

A intenção é adaptar a dieta de acordo com a realidade e, sobretudo, respeitar o padrão alimentar das culturas tradicionais. De acordo com o secretário de Estado de Educação, Mauro Sérgio Cruz, o fornecimento de uma alimentação de qualidade contribui diretamente no desempenho dos mais de 147 mil estudantes da rede estadual.

Secretário Mauro Sérgio Cruz afirmou que a gestão está empenhada em melhorar a qualidade da merenda escolar Foto: Diego Gurgel/Secom

“Uma reunião muito produtiva e o que nós queremos é sempre melhorar a qualidade da merenda que é servida dentro da escola pública porque com a merenda mais bem preparada e com alimentos mais saudáveis temos a certeza que o aluno vai degustar mais deste alimento e vai estar mais presente na escola”, enfatizou.

Durante sua fala, o governador Gladson Cameli afirmou que pretende incluir uma nova refeição na merenda escolar. A medida está em fase de estudo para que seja implantada a partir do próximo ano letivo.

Governador Gladson Cameli pretende implantar mais uma refeição na merenda escolar a partir de 2020 Foto: Diego Gurgel/Secom

“Todos os dias eu acordo pensando em como posso melhorar o futuro das nossas crianças e melhorando a merenda escolar tenho certeza que isso vai ajudar para que eles prestem mais atenção nas aulas e possam aprender tudo aquilo que os professores estão ensinando. É desta maneira que vamos vencer os desafios e conseguir melhorar os índices da nossa educação”, ressaltou Cameli.