Na zona rural

Governo reafirma parceria com ONG pelo empoderamento de mulheres no Acre

As coordenadoras da Rede Acreana de Mulheres e Homens reforçam que os interesses do governo e da ONG são os mesmos, por isso o trabalho conjunto (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Em uma reunião na Casa Civil na noite de segunda-feira, 24, o governo do Estado reafirmou seu compromisso de parceria com a Rede Acreana de Mulheres e Homens, uma ONG que trabalha principalmente em prol do empoderamento feminino em famílias da zona rural.

A Rede Acreana tem atuação de 29 anos no Acre e seu objetivo é promover políticas públicas de inclusão e empoderamento de mulheres com ações de saúde, segurança, educação e assistência social.

A coordenadora da ONG, Joci Aguiar, reafirma que a parceria com o governo é extremamente importante para o acompanhamento e avaliação das atividades desenvolvidas, principalmente em relação ao Programa de Desenvolvimento Sustentável PDSA – Fase 2, ligado à Secretaria de Planejamento (Seplan), com apoio da Secretaria de Meio Ambiente.

Hoje, a Rede Acreana de Mulheres e Homens realiza ações que chegam a atingir cerca de cinco mil famílias, sendo mil só nas florestas do Juruá. A ONG costuma levar ações de saúde para comunidades florestais e hoje realiza trabalhos de assistência social em parceria com famílias extrativistas ligadas à Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre).

“O governador Tião Viana tem uma preocupação em dar assistência às famílias de áreas rurais, com preservação ambiental, evitando o desmatamento e com esse olhar sobre o futuro já no presente. E é isso que a Rede Acreana também quer levar para essa população rural, por isso somos grandes parceiros já de longa data”, conta Joci Aguiar.