Governo recebe alunos do Colorado e garante continuidade de intercâmbios científicos

O governo acreano recebeu os acadêmicos da University of Colorado Bouder (Universidade do Colorado), dos Estados Unidos, que estão fazendo pesquisas no Acre. Na ocasião, o Estado garantiu a continuidade dos acordos técnicos para a realização de intercâmbio e pesquisas científicas, entre os universitários acreanos e os norte-americanos.

A reunião foi realizada na tarde de sexta-feira, 17, e contou com a presença do secretário de Estado da Casa Civil, José Ribamar Trindade, representantes do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC) e da Universidade Federal do Acre (Ufac).

“A parceria já está retomada, vamos fazer o possível para colocá-la em prática. Só precisamos readequar o programa, porque temos uma nova linha de governo, uma nova visão, e por isso é necessário ajustar o projeto, mas sem perder a essência dele”, salientou o secretário.

Trindade destacou ainda que a nova gestão trabalha para aliar o desenvolvimento sustentável, ao crescimento econômico e social, da região. “O governo está trabalhando para preservar a floresta, e ao mesmo tempo, extrair dela a geração de renda, para tirar a população da linha da pobreza, porque não dá para pensar só na floresta, sem pensar no povo que vive nela”, frisou.

Os pesquisadores da Universidade do Colorado estão no Acre fazendo pesquisas na área ambiental. Sarah Meade, que faz Planejamento e Gerenciamento Ambiental, relatou que se emocionou por ter tido a oportunidade de estar em contato com a floresta e com ribeirinhos, produtores rurais e extrativistas.

Os estudantes agradeceram o apoio do governo e disposição em continuar com a parceria (Foto: Diego Gurgel/Secom)

” Nos encontramos com líderes que falaram sobre projetos, alimentação e geração de renda sustentáveis, utilizando com responsabilidade os recursos da floresta. Isso foi muito importante, para que possamos, a partir dessa troca, desenvolver estudos aplicados e de interesse dessas comunidades“, conta.

Durante o encontro, a comitiva agradeceu o apoio do governo, principalmente com relação a segurança para os intercambistas, e pela disposição para a execução reformulada do novo acordo. A cooperação será entre o Governo do Acre, a Ufac e a Universidade do Colorado.

Collen Scanlan, doutora da Universidade do Colorado, ressaltou que o intercâmbio propiciou uma imersão dos americanos na história cultural, produtiva e socioeconômica da Amazônia.  Lembrou ainda que a continuidade da parceria vai possibilitar que os alunos brasileiros, também realizem estudos em Bouder.

“Queremos fazer pesquisas na Amazônia que tragam retorno para os povos da floresta, que dialoguem com o plano de governo do novo gestor. Estamos felizes pelos resultados, mas principalmente pela continuidade da parceria, que vai trazer benefícios teóricos e práticos para ambos os estados”, ressalta Scanlan, que também integra o GCF (Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas).

A porta voz do governo, Mirla Miranda,  ressaltou que o Acre vive um novo momento, que está aberto as trocas interculturais, mas que as pesquisas científicas precisam dialogar com a nova proposta governamental.

” Nós temos uma política que respeita a floresta, mas precisamos também cuidar da nossa gente. Precisamos, sobretudo, fomentar o desenvolvimento econômico, para melhorar a vida das pessoas que vivem na Amazônia. Essa é a nossa principal bandeira”, destaca.

Além dos pesquisadores do Colorado, participaram do encontro ainda o acadêmico, Edelin Jean Milien, do Haiti, que está na região fazendo estudos na Amazônia. Além também de universitários da própria Ufac.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter