Governo retoma exames de mamografia no Cecon

O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e do Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon) retomou esta semana os exames de mamografias que estavam paralisados desde dezembro do ano passado, pois os dois mamógrafos não estavam funcionando.

A gerente-geral do Cecon, a mastologista, Priscila Murad, explica que a paralisação ocorreu devido a falta de aterramento dos cabos de energia, o que causava instabilidade nos aparelhos e prejudicava o atendimento da pacientes. Essa instabilidade era causada pelas constantes quedas de energia.

Pacientes voltam a ser atendidas no Cecon
Foto: Junior Aguiar

“Estamos retomando as atividades da mamografia após uma breve parada, devido esse problema com os cabos de energia ocasionou instabilidade nos mamógrafos”, explicou.

Agora, o Cecon está realizando a mamografia das pacientes que chegam diariamente, inclusive das que já estavam agendadas. “Com essa retomada estamos convocando as pacientes para que venham até o Cecon para que possam realizar os seus exames”, destacou.

Como cada aparelho tem a capacidade de realizar até 40 exames por dia, os dois aparelhos, um que já está em funcionamento e outro aguardando apenas o técnico concluir alguns reparos, dão conta da demanda diária do Cecon.  “Todas as pacientes que estão chegando estão realizando os exames”, disse.

As atividades tinham sido paralisadas porque a instabilidade dos aparelhos fazia com que as imagens ficassem desfocadas. “Como a imagem saia borrada, muitas vezes era necessário colocar as pacientes em várias posições até equilibrar o aparelho, fato que causava muito incômodo”, explicou.

 

“Fiquei surpresa”

Até pacientes de outros municípios, agora, estão sendo atendidas pelo Cecon. É o caso da dona Maria da Conceição, de 59 anos. Ela veio do município de Capixaba e ao chegar disse que ficou surpresa ao saber que iria ser atendida e que realizaria o exame normalmente.

Maria da Conceição e Maria do Carmo relatam que no ano passado não conseguiram ser atendidas.
Foto: Stalin Melo

A “surpresa” de dona Conceição é porque no ano passado ela procurou o Cecon em três oportunidades e não conseguiu atendimento, um deles, inclusive, no mês de outubro, dentro da programação do Outubro Rosa, campanha que intensifica a necessidade da mulher em realizar o exame preventivo de câncer de mama.

“No ano passado eu vim umas três vezes e não consegui ser atendida, uma delas inclusive no mês de outubro, pois foi alegado que a máquina tinha quebrado. Agora, para a minha surpresa, em vim com a minha irmã e fiquei sabendo que os mamógrafos estão em funcionamento”, comentou Conceição.

Quem também gostou de saber que seria atendida foi a dona Maria do Carmo, de 53 anos. Ela veio do município de Plácido de Castro e destacou que um atendimento rápido pode até salvar vidas. “Muitas vezes, por causa da demora e pela falta de equipamentos, pessoas tem perdido a vida”, disse.

Assim como a dona Conceição, no ano passado ela também teve o trabalho de se deslocar do seu município e, ao chegar ao Cecon, saber que os aparelhos de mamografia não estavam funcionando. “Agora estou alegre em estar sendo atendida”, afirmou.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter