Helicóptero para a segurança pública

Aeronave vai atuar em diversas áreas para promover bem-estar e segurança à população do Estado

reuniao_seguranca_foto_angela_peres_1.jpg

Representante da segurança pública apresentaram como funcionará o serviço do helicóptero (Foto: Angela Peres/Secom)

Representantes de órgãos de trânsito, do Corpo de Bombeiros, Samu, polícias Militar e Civil, do Judiciário, Legislativo e da Segurança do Acre participaram na tarde desta terça-feira, 11, de explanação sobre a utilização do helicóptero adquirido para integrar o Sistema de Defesa Social instituído para reforçar a política de Segurança Pública desenvolvida pelo Governo do Estado. A explicação sobre os procedimentos adotados com o uso da aeronave foi feita pelo comandante da Companhia Aérea da Polícia Militar da Bahia, Renato Lima.

A compra do helicóptero foi referenciada pelo Gabinete de Gestão Integrada do Acre no fim de 2008 para atender às necessidades de segurança na fronteira do Acre com o Peru e Bolívia e às demandas relacionadas a desastres naturais como enchentes e incêndios florestais, apoio a moradores de localidades isoladas, ações desencadeadas pela Vigilância Sanitária, ocorrências de trânsito e transporte de pacientes graves e de órgãos.

Considerada “multimissão” por se adequar aos mais diversos tipos de serviço, a aeronave modelo Esquilo B2, com capacidade para 6 ocupantes, é utilizada por 95% das polícias em todo o país. Foi adquirida com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública no valor de R$ 7,9 milhões representa o avanço alcançado pelo Governo do Estado na estruturação da Segurança Pública do Acre. “Esta é mais uma ferramenta para potencializar o sistema de Defesa do Estado. Há alguns estados da região norte que não possuem helicóptero. O Acre foi escolhido pelo Fundo Nacional de Segurança por ser fronteiriço”, explica a secretária Márcia Regina anunciando até o final deste ano a instalação do Pelotão Fronteiriço como parte das ações de implementação das políticas de Segurança Pública.

O estado da Bahia foi sugerido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) como modelo de gestão na implantação do Sistema de Defesa Social. “É uma troca de experiências, uma cooperação técnica com um estado que se mostrou exemplo a ser seguido”, completa a secretária.

O helicóptero ficará em exposição entre 25 e 27 de agosto na Feira de Segurança Pública durante a Conferência Nacional de Segurança Pública que ocorre em Brasília e deverá ser entregue oficialmente pelo Secretário Nacional de Segurança Pública ao Governo do Estado no início de setembro.

Capacitação – O processo de capacitação dos pilotos que irão conduzir a aeronave começou no final do ano passado e tem parceria com a Força Nacional de Segurança que enviou dois pilotos para conduzir o treinamento. Dois co-pilotos já passaram por capacitação, 3 pilotos do Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar estão em treinamento em São Paulo e mais 3 seguirão para Brasília onde passarão por cursos específicos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter