Hemoacre e empresas realizam campanha de captação de sangue

Campanha realizada em parceria pretende estimular a doação de sangue com intuito de abastecer estoque da instituição

Com o objetivo de estimular o sentimento de solidariedade entre as pessoas e contribuir para o abastecimento do estoque de sangue, o Hemoacre juntamente com as lojas Hoje Cosmetics e Drogaria Popular realizam nesta sexta-feira, 21, em frente ao Terminal Urbano de Rio Branco, das 7 às 17 horas, uma campanha de captação de sangue.

De acordo com Edmilson Alves, do Departamento de Comunicação da Hoje Cosmetics e Drogaria Popular, a ação faz parte das comemorações dos 19 anos das empresas, visto que é uma tendência mundial na atualidade as empresas mostrarem uma responsabilidade social, e não somente se preocupar com o lucro. “Com essa campanha, queremos mobilizar a população para salvar vidas por meio da doação de sangue, pois nos preocupamos com a saúde do povo acreano”, ressaltou.

No mesmo evento, haverá sorteio de material de beleza, corte de cabelo e penteados gratuitos, consultoria prestada pelo Sebrae para micro e pequenos empresários, contação de história pela Fundação Elias Mansour (FEM), e outros.

O Hemoacre, cumprindo com o cronograma de coletas externas, realiza dia 30, das 8 às 17 horas, na escola João Mariano, no bairro Taquari, uma campanha de doação de sangue em parceria com as lojas Móveis Gazin.

A doação – Antes da coleta, serão medidos pressão arterial, temperatura, pulso, altura e peso. Haverá um teste para detecção de anemia do candidato, que também será entrevistado para saber se está apto ou não à doação.

O processo de doação dura aproximadamente 20 minutos e é realizada por profissional habilitado, sob a supervisão de um enfermeiro/médico. Na coleta, todo material utilizado é individual e descartável. Com isso, o Hemoacre garante total segurança para o doador de sangue.

O máximo de sangue coletado é 450 ml. Uma pessoa adulta tem em média 5 litros de sangue. A doação não emagrece, não engorda, não vicia, não afina e nem engrossa o sangue. Após a coleta de sangue, é servido ao doador um lanche para repor suas necessidades nutricionais imediatas.

Solidariedade – Doar sangue é um gesto voluntário e a remuneração é proibida por lei. O doador tem direito ao Atestado de Doação e, após a terceira doação de sangue no Hemoacre, deverá solicitar sua Carteira deDentro de 10 dias úteis, o doador deve retornar ao Hemoacre para receber os resultados dos testes dedetecção de sífilis, Chagas, HTLV I/II, Hepatite B e C e HIV, além da tipagem ABO e Rh. Doador.

Todo o sangue doado é separado em seus componentes e enviado aos hospitais para atender pacientes internados. Cada bolsa poderá ajudar entre duas a quatro pessoas.

A doação pode ser realizada com intervalo de 3 meses para mulheres, no máximo 3 vezes ao ano, e de 2 meses para homens, no máximo 4 vezes ao ano.

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter