Hemoacre quer fortalecer acolhimento e humanização de servidores da rede de doadores de sangue

Para fortalecer o acolhimento e humanização dos servidores ao doador de sangue em toda sua rede de serviço, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) realizará o workshop Construindo Solidariedade Através de Você, dias 27 e 30 de setembro, das 7h30 às 12h, na sala de treinamento Rio Acre, no Sebrae, localizado na Avenida Ceará.

“Os setores do Hemoacre, como a recepção, captação e coleta são fundamentais no trabalho de fidelização do doador. Por conta da forma que eles atendem, o jeito natural deles conversarem com o doador, deixando ele à vontade na hora da coleta. Então não é o que se coloca, mas a forma que se coloca. A gente está trabalhando para fazer com que esses doadores que já são cadastrados retornem ao hemocentro para fazer a doação”, afirma a gerente-geral Josiane Oliveira.

Evento visa aprimorar todos os processos de acolhimento do doador Foto: Júnior Aguiar/ Sesacre.

O workshop, com apoio da mentora e coach Simone Casas contará também com a presença de servidores que trabalham em toda a rede de doadores de sangue: Sistema Assistencial à Saúde da Mulher e da Criança (SASMC), Pronto-Socorro de Rio Branco, Hospital das Clínicas e Santa Juliana.

Acolhimento do doador

Os doadores são recepcionados no Hemoacre com lanche leve antes da coleta. Posteriormente, após doar o sangue, é servido um lanche reforçado, especialmente um prato de baixaria, nossa tradicional iguaria. Além disso, enquanto permanece no Hemoacre, o doador conta com apoio dos profissionais que acompanham e prestar esclarecimentos.

Bruno Soares, de 34 anos, esteve no Hemoacre pela primeira vez para doar sangue em nome do pai. Ele afirma que pretende voltar e reconhece a importância dos profissionais durante a doação.

“O acolhimento ajuda, transmite segurança na hora de doar. Ainda mais para quem vem pela primeira vez, que é o meu caso. Aí, quando a gente vem aqui e vê que tem toda uma estrutura, todo um fluxograma organizado para fazer a doação, a gente se sente confiante. Estimula que a gente volte outra vez”, diz.

Após a coleta, o sangue doado por Bruno passou por outros processos de triagem nos laboratórios do Hemoacre.

Doador Bruno foi tranquilizado pela equipe do Hemoacre. Foto: Júnior Aguiar/ Sesacre.

Doar sangue é ato de amor ao próximo. Uma bolsa de sangue, com 450 ml, pode salvar até quatro vidas adultas ou até 10 de recém-nascidos.

Existem no Hemoacre cerca de 10 mil pessoas cadastradas como doadoras de sangue, mas a unidade recebe, em média, só 35 doadores por dia. O Hemóvel, ônibus do Hemoacre, também contribui para a coleta de sangue. De janeiro a junho deste ano, a captação coletou 800 bolsas o dobro do registrado no ano passado, quando foram coletadas 409 bolsas, no mesmo período.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter