Resultado de trabalho

Homicídios reduzem mais de 60% no Acre durante o mês de novembro

Os novos dados apresentados pelo setor de Análise Criminal do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) revelam que os homicídios no Acre reduziram 62,27% de 1 a 26 de novembro em relação ao mesmo período do ano passado. Em Rio Branco, esse número chega a 57,69%.

Resultado significativo na redução vem dos esforços conjuntos de todas as forças de segurança do estado (Foto: arquivo Secom)

Em todo o ano, até agora, o estado soma uma redução de 20% no número de homicídios em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo o secretário de Segurança Pública e Polícia Civil, Carlos Flávio Portela, o resultado significativo na redução vem dos esforços conjuntos de todas as forças de segurança do Estado.

“Temos a Polícia Militar nas ruas, iniciamos a Operação Papai Noel, nossas forças investigativas e de inteligência estão bastante atuantes. Temos um sistema bastante integrado, fortalecido e contando com o apoio do governador Tião Viana, ainda que todos mantenham suas autonomias preservadas”, destaca o secretário.

Investimento na polícia

Nos últimos anos, a Polícia Militar tem recebido uma série de investimentos, com dezenas de novos veículos, armamento e coletes balísticos, além da criação da Companhia Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), que fortalece as operações com o grupamento em motos. O Estado aplicou só em 2017 cerca de R$ 500 milhões na Segurança Pública, pagando salários em dia e valorizando a tropa com reajustes, tornando-a a quinta mais bem paga do Brasil.

Recentemente, a Segurança Pública ganhou ainda mais um reforço: a criação do Grupamento de Rondas Ostensivas Motorizadas (Rotam), da PM. Agora, o Rotam se une à Companhia Raio, trabalhando no policiamento motorizado, o que confere às ações maior agilidade e eficiência no trabalho diário de policiamento.

Já a Polícia Civil intensificou o calendário de operação de cumprimento de mandados judiciais em todo o Acre e criou a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), um grupo altamente preparado para pronto emprego em ações de risco.