Hospital de Amor apresenta projeto itinerante de prevenção contra o câncer na Expoacre

O amor está presente na Expoacre 2019 e uma das maiores demonstrações desse nobre sentimento é o trabalho realizado pelo Hospital de Amor. Uma grande carreta, com equipamentos de última geração, está instalada próximo ao Galpão Institucional do governo para divulgar a iniciativa pioneira no estado. O projeto itinerante inicia em outubro e vai realizar exames preventivos para diagnosticar o câncer do colo do útero e o câncer de mama, gratuitamente.

Atendimentos começar a ser realizados em outubro Foto: Odair Leal/Secom

Na Expoacre, a carreta está aberta à visitação das 18h às 22h. As pessoas podem entrar no veículo, conhecer a estrutura e conversar com os profissionais sobre o projeto. “O nosso objetivo na Expoacre é atingir o maior público de mulheres, convocando mesmo para realizar os exames preventivos. A prevenção é o caminho mais fácil para se chegar a um diagnóstico e se for necessário realizar o tratamento”, argumentou o diretor do Hospital de Amor no Acre, João Paulo Silva.

A enfermeira Gabriela Silva, coordenadora do projeto das carretas, explicou que a fase do atendimento ainda não foi iniciada porque a equipe multiprofissional formada por médico, radiologista, enfermeiro e técnico de enfermagem, ainda está em treinamento.

“Duas unidades já estão no estado e uma terceira está vindo de São Paulo, mas elas só começam a circular a partir de outubro. Duas carretas vão realizar o atendimento e exames preventivos de mamografia e papanicolau, voltado especificamente para o público feminino. Já a carreta que ainda está para chegar é equipada com material educativo, voltado principalmente para crianças, com videogames, óculos de realidade virtual e outras estratégias para incentivar a importância da prevenção”, explicou Gabriela.

As carretas que vieram para o Acre possuem os equipamentos mais modernos, como o mamógrafo totalmente digital. “Nem a carreta de São Paulo possui um equipamento tão avançado. O Acre tem esse prestígio no projeto porque a nossa população participa e colabora bastante, desde a dona de casa até o pequeno, médio e grande empresário. O acreano é realmente parceiro do Hospital de Amor”, comentou a enfermeira.

As carretas possuem os equipamentos mais modernos, como o mamógrafo totalmente digital Foto: Odair Leal/Secom

Leilão Direito de Viver

O Hospital de Amor recebe doações e realiza parcerias para viabilizar esse trabalho tão bonito. No estado do Acre o projeto existe há 6 anos, realizando eventos e o Leilão Direito de Viver. Este ano, o leilão acontece no dia 28 de setembro, exatamente aqui, no Parque de Exposições, com a participação de toda a sociedade.

Caminhada Passos que salvam

Outro projeto que ajuda o Hospital de Amor é a caminhada “Passos que Salvam”, que atua diretamente na conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. A coordenadora da caminhada no Acre é a enfermeira Gabriela Silva que lembra que “com o diagnóstico precoce é maior a chance de conseguir que o tratamento seja eficaz, podendo alcançar até a cura”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter